home

OLMA: 5 anos em prol da justiça socioambiental

Em 16 de agosto de 2021, o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) celebra cinco anos de vida. Núcleo articulador de instituições e iniciativas em rede focadas em temáticas comuns ligadas à promoção da justiça socioambiental da Rede de Promoção da Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil (RPJSA), o OLMA tem, neste período, incidindo politicamente nas grandes questões socioambientais da realidade nacional, em seus vários segmentos e territórios, como também, desenvolvendo ações de documentação, sistematização, reflexão, formação, mediação e articulação institucional.

Para marcar a data, a equipe de comunicação do OLMA, junto com a Comunicação da Província dos Jesuítas do Brasil, aliadas às organizações de apoio, prepararam uma série de ações, produtos e momentos virtuais que buscam salientar as ações de Justiça Socioambiental realizadas neste período; o fortalecimento do trabalho em rede; e a figura visionária de Dom Luciano, que, além de dar nome ao Observatório, serve de inspiração para nossas ações de denúncia e combate das injustiças na sociedade brasileira.  

O momento que inaugura este período celebrativo ocorrerá em 16 de agosto, às 19h30, pelo canal do YouTube Jesuítas Brasil (youtube@jesuitasbrasil)  e contará com participações especiais, entre as quais do Provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, e do Secretário para a Justiça Socioambiental, Pe. José Ivo Follmann. Neste encontro, teremos também um painel com reflexões sobre as estratégias para a construção de uma sociedade justa e sustentável a partir da diversidade com a participação da liderança indígena Marcivana Seteré Mawe, da historiadora Nélia Santos e da pesquisadora em direito ambiental Mariza Rios Além disto, está previsto o lançamento do selo comemorativo e do vídeo institucional que apresentará a Rede de Promoção para a Justiça Socioambiental da Província.

Pilares do OLMA

O trabalho de articulação de redes realizado pelo OLMA assume duas dimensões, uma interna e outra externa. Articulando atores e organismos internos da Província dos Jesuítas do Brasil, buscando pautar a justiça socioambiental em todas as esferas da RPJSA, mas também em outras redes, serviços, programas e obras que constituem o corpo apostólico, assim como agentes externos, correlatos as outras organizações, redes, pastorais e coletivos que constituem a base dos movimentos sociais da Igreja Católica no Brasil.

Além do pilar de articulação de redes, outros dois pilares que sustentam a atuação do OLMA e formam seu tripé estrutural referem-se à incidência política, com atuações nos cenários legislativos, judiciários e executivos do contexto nacional, como frentes parlamentares, câmaras técnicas e conselhos de políticas públicas, assim como a produção,  sistematização e divulgação de conhecimentos e inovações pertinentes a uma análise crítica da realidade brasileira, por meio de eventos, livros, cartilhas e boletins. 

Todo trabalho de articulação de redes, incidência política, produção e divulgação de conhecimento está pautado pelo guarda-chuva conceitual da Justiça Socioambiental que se entende como:

“Todas as ações que têm como objetivo colaborar para a superação das injustiças presentes em nossa herança histórica e reproduzidas pelo atual modelo de desenvolvimento gerador de desigualdades sociais e agressões ambientais”. (Marco PJSA, p. 24-25, n.2) 

Este conceito apresenta íntima relação com a perspectiva da Ecologia Integral, apresentada pelo Papa Francisco pela Encíclica Laudato Si’, aprimorando um olhar sistêmico e interligado da realidade que vivemos, por meio de uma crítica contundente às formas de viver e produzir da sociedade moderna, sua racionalidade tecnicista e sua excessiva crença na percutia econômica enquanto indutor de desenvolvimento e bem-estar.

É justamente sob a perspectiva de que tudo está interconectado, que não existe real dicotomia entre social e ambiental, é que as obras, os programas, os serviços e os centros que constituem a rede de Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil, trabalhando diferentes agendas estratégicas (como economia solidária, diálogo inter-religioso, educação para as relações étnico-raciais, gênero, juventudes, migração e refúgio, povos e territórios tradicionais. etc.), desenvolvem cotidianamente seus trabalhos ao lado dos mais vulnerabilizados de nossa sociedade. 

Estes cinco anos, portanto, estendem-se para além do aniversário deste Observatório e por consequência da Rede de Promoção para a Justiça Socioambiental e simbolizam a opção coletiva em trabalharmos em rede em prol de uma mudança paradigmática que caminha em direção a um mundo mais justo e sustentável. Simbolizam o primeiro percurso de aprendizados que logramos compreender sobre os desafios em se propor um modo de proceder estritamente coletivo dentro de uma sociedade individualista, em prol dos vulneráveis e do cuidado pela Casa Comum. Simbolizam nosso compromisso com a inquietação básica de Dom Luciano: em que posso ajudar?

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários