A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Coordenação para a Década da Restauração dos Ecossistemas 2021-2030, divulgou um novo material de apoio que apresenta os diferentes ecossistemas do Brasil e seus corredores bioculturais. O conteúdo foi desenvolvido pelo Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma) e pelo Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, com o apoio de diversas organizações locais.
O material destaca a interligação entre os ecossistemas brasileiros e as boas práticas realizadas por comunidades e coletivos para sua preservação e restauração. A publicação é composta por sete cartilhas, cada uma dedicada a um bioma, abordando sua caracterização, desafios e iniciativas bem-sucedidas. Além disso, as cartilhas incluem sugestões de filmes, leituras e questões reflexivas, tornando-se um recurso valioso para atividades educativas e mobilizações comunitárias.
Segundo Luiz Felipe Lacerda, secretário-executivo do Olma, o material é resultado de um projeto de três anos (2020-2023) e tem um forte caráter pedagógico. “Este é um material de extrema relevância, coordenado pelo Olma e pelo Fórum, envolvendo dezenas de organizações em cada bioma. Ele apoia trabalhos em comunidades, escolas e grupos, especialmente no contexto da Campanha da Fraternidade de 2025, que abordará o cuidado com a Casa Comum. Com o conceito inovador de Corredores Bioculturais, demonstramos como tudo está interligado”, afirma.O material está disponível gratuitamente e pode ser acessado no link: https://www.decadeonrestoration.org/pt-br/node/5960.