O Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma) acaba de lançar a 36ª edição da Coleção Lendo e Refletindo, com um tema urgente e inspirador: Companhia de Jesus e Justiça Climática na COP30.
A poucos meses da COP30, que acontecerá em novembro de 2025, em Belém (PA), o texto convida a enxergar a crise climática não apenas como um problema ambiental, mas como uma crise moral, espiritual e civilizatória.
Produzido em colaboração com Luiz Felipe Lacerda (Olma–Unicap), Pe. Silvio Marques Santos, SJ (Sares), e Vinicius Ferreira da Paixão, SJ (Instituto Laudato Si’ – Oxford), o documento apresenta a visão e o compromisso da Companhia de Jesus diante desse momento decisivo para o planeta. São três as agendas estratégicas globais que a Companhia propõe frente à COP30:
• Cancelamento da dívida externa dos países do Sul Global
• Transição energética justa e comunitária
• Fortalecimento da agroecologia e da soberania alimentar
O documento reafirma a importância da participação ativa da sociedade civil e dos povos da Amazônia na construção de soluções verdadeiramente justas e sustentáveis.
Leitura essencial para quem acredita que fé, ciência e justiça caminham juntas na defesa da Casa Comum. Acesse a publicação completa pelo link https://olma.org.br/wp-content/uploads/2025/08/colecao-Lendo-e-Refletindo-COP-30.pdf




