Hoje, celebramos os 484 anos da aprovação oficial da Companhia de Jesus, Ordem fundada por Santo Inácio de Loyola e seus companheiros. Nesse momento especial, desejo compartilhar com gratidão e alegria uma mensagem que nos conecta ao espírito visionário de nosso 28º Superior Geral, Pe. Pedro Arrupe, SJ, cuja causa de beatificação dará mais um passo em 14 de novembro, com a conclusão da fase diocesana do processo.
Durante recente pesquisa em nossos arquivos históricos, encontramos uma carta escrita pelo Pe. Arrupe, que traz mensagens profundas e extremamente atuais. No texto, escrito após a visita que fez ao Brasil, entre 16 de abril a 15 de maio de 1968, o então Superior Geral expressa seu entusiasmo pela grandeza do nosso país, pela generosidade de nosso povo e, principalmente, pela urgência de um compromisso renovado com a missão da Companhia de Jesus. Suas palavras ressoam com força em nosso tempo, especialmente quando ele nos impulsiona “a trabalhar unidos”, tanto na preparação do apostolado como na sua execução. E acrescenta: “Isto, porém, exige de cada um de vós o máximo grau de boa vontade, de desinteresse e de autêntica caridade”.
São palavras que nos lembram do valor da colaboração em rede que a Companhia sempre buscou ao longo da sua existência e que ecoam com força em nossa missão hoje, quando rápidas transformações sociais nos desafiam constantemente.
Pe. Arrupe insiste, ainda, em “uma renovação espiritual” e em um apostolado que responda com eficácia às demandas do mundo, convidando-nos a um discernimento constante, para que possamos agir com relevância e profundidade na educação, na formação cristã e no serviço social.
O papel essencial da oração pessoal, como fonte de força em tempos de crise, também está presente na mensagem de Pe. Arrupe. A oração, segundo ele, é “transcendental na nossa vida”. São palavras que nos inspiram a orar com fé e determinação, principalmente, diante de um mundo que tantas vezes nos afasta dos ensinamentos de Jesus.
Enfim, ao celebrar o aniversário da Companhia, compartilho a notícia do encontro deste escrito do Pe. Arrupe para ressaltar a importância do cuidado com a nossa história. Ao respeitar e preservar nosso passado, podemos caminhar com segurança no presente e trilhar um futuro promissor. O legado espiritual e apostólico da Companhia que nos guiou até aqui continuará nos ajudando a permanecer fiéis às nossas raízes.
Inspirados pelo exemplo de Pe. Arrupe, que viveu comprometido com a dedicação ao próximo e com a justiça social, renovamos diariamente nosso compromisso com o discernimento, a oração e o serviço à humanidade, em comunhão com a missão que nos foi confiada há 484 anos.
Viva Santo Inácio, Viva Pe. Arrupe, Viva a Companhia de Jesus!
Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ
Provincial dos Jesuítas do Brasil
A carta escrita pelo Pe. Pedro Arrupe, SJ, após sua visita ao Brasil, em 1968, está sob custódia do Arquivo da Província do Brasil. É possível ler ou baixar o PDF do documento original clicando aqui.