Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, a Preferência Apostólica Amazônia (PAAM) lançou no último sábado (20/11), uma campanha que tem como mote Vidas Negras: pela promoção da justiça como exigência de nossa fé!
A iniciativa tem o objetivo de informar e sensibilizar a sociedade sobre a importância do povo afro-brasileiro para a formação social, histórica, religiosa e cultural do Brasil. É uma convocação a participar da luta em defesa da vida, contra o racismo e o discurso de ódio, favorecendo posturas e práticas antirracistas e de cuidado. Pensando nisso, a PAAM convidou três personalidades que trazem reflexões sobre a memória ancestral e histórica no Brasil e o legado social, religioso e cultural do povo negro. São eles:
Francimar Santos Júnior (Francy Júnior), historiadora, educadora popular e militante dos Movimentos Sociais. Tem sua trajetória marcada pelo movimento comunitário e de mulheres negras, sempre empenhada na luta pelo bem viver coletivo. Em seu depoimento, Francy Júnior aborda a questão histórica de forma poética, trazendo a história com a associação da África e a “África daqui”, a identidade de um povo que precisou esconder durante muito tempo sua cultura, sua religiosidade, sua forma de falar etc.
Doté, Pai Alberto Jorge, coordenador-geral da Articulação Amazônica dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana (Aratrama). Ele fala sobre temas como a cultura de paz, inter-religiosidade e cultura religiosa.
Ney Valente, contramestre de Capoeira e presidente da Associação de Capoeira Arte Revelação. Ele recorda a origem e a importância da capoeira, o tombamento pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e compartilha um pouco da sua história pessoal.
Para assistir ao vídeo, acesse: https://youtu.be/Gs-4cLvBz2I