home

Padre Geral faz conferência na PUC-Rio

Ontem (19), o Superior Geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa, visitou o campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Além de reunir-se com a reitoria da instituição, o Padre Geral fez uma conferência para professores e estudantes, que foi transmitida ao vivo. A seguir, participou da celebração eucarística, presidida pelo padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., Reitor da PUC-Rio, junto com a comunidade acadêmica e convidados.

Em sua conferência na PUC-Rio, o padre Arturo Sosa abordou o tema Uma Universidade chamada a contribuir com excelência na missão de reconciliação e justiça. “Por minha parte, quero aproveitar a oportunidade desta visita para ratificar a minha estima e a do corpo apostólico da Companhia de Jesus pela missão que se realiza aqui na PUC-Rio e sublinhar a sua importância no atual contexto mundial, ao qual queremos prestar um serviço à missão de reconciliação, fruto da justiça que leva à paz”, ressaltou o Superior Geral.

Em outro trecho da sua palestra, o jesuíta destacou: “Do ponto de vista da Igreja Católica e desta Universidade, a justiça realmente existente em uma sociedade se mede a partir da perspectiva e situação dos pobres dessa sociedade. Por isso, os direitos humanos são em primeiro lugar os direitos dos pobres e uma sociedade que reivindica o direito como forma de administrar a sua vida”. E finalizou, pedindo: “Que a PUC-Rio seja um sinal de que, se houver conflitos e até rupturas, o caminho da reconciliação está sempre aberto e que estamos dispostos a acompanhar aqueles que desejam percorrê-lo. Que a produção acadêmica, intelectual, as atividades de extensão, os serviços à comunidade, a incidência social do trabalho universitário sejam uma contribuição de qualidade na promoção da justiça, fazendo a diferença, para melhor, para MAIS, não só na Cidade Maravilhosa e no Brasil, mas para toda a humanidade”.

Após, a conferência o padre Arturo Sosa concelebrou a eucaristia, presidida pelo padre Josafá Siqueira. Na homilia, o Superior Geral da Companhia de Jesus citou o apóstolo Lucas, que, pela tradição, era médico. “Lucas nos transmite o conselho de Jesus, a messe é grande, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. A partir da Universidade Católica do Rio de Janeiro, comprometida em formar integralmente homens e mulheres capazes, cidadãos responsáveis… peçamos ao Senhor, o dono da messe, nos envie os trabalhadores de que precisamos, apóstolos intelectuais, pessoas movidas pela paixão de entender e apaixonadas por Cristo, comprometidas em iluminar as difíceis  situações que vivemos, para aliviar tanto sofrimento, curar tantas feridas, alcançar a justiça e contribuir para a reconciliação que nos leva à Paz”.

Clique nos links abaixo e leia os textos completos da conferência e da homilia, em espanhol:

Una Universidad llamada a aportar con excelencia en la misión de reconciliación y justicia

Homilía

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários