home

Padre Jacques Trudel, SJ, comemora seus 90 anos na Unicap

Na quinta-feira (06), na capela da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Pe. Jacques Trudel, SJ, carinhosamente chamado de Pe. Jaime, presidiu a eucaristia em ação de graças por seus 90 anos, juntamente com amigos, ex-paroquianos e colegas jesuítas da comunidade universitária.

Esbanjando vitalidade e lucidez, Pe. Jaime celebrou a missa no seu melhor estilo: leve, descontraída e dialogada. Ele impressionou muita gente ao fazer suas memórias, narrando os principais acontecimentos de sua trajetória com riqueza de detalhes.

O aniversariante, primeiro professor emérito da Unicap, nasceu no Canadá e chegou à capital pernambucana no final de 1973. No ano seguinte, ensinou no Instituto Teológico do Recife (ITR) e, em 1975, tornou-se docente da Unicap. Nessa época, ele era o único doutor em Liturgia no Brasil.

Trudel deu uma contribuição histórica e teológica à Liturgia em Pernambuco. Passou 31 anos na paróquia da Mustardinha, Zona Oeste do Recife (PE), onde inovou o rito utilizando elementos da cultura daquela comunidade.

O jesuíta esteve à frente da Divisão de Ação Pastoral da Unicap durante anos, atuou como ouvidor e foi precursor do curso de Teologia, tudo isso em mais de 45 anos de dedicação à Católica.

Compartilhe

Últimas notícias