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Palavra da Cpal: A Comunicação a serviço da missão 

Foi com alegria e gratidão que a Província do Brasil acolheu e organizou, junto com a Conferência dos Provinciais da América Latina e do Caribe (Cpal), a Jornada Internacional de Comunicação, entre os dias 07 e 11 de agosto, na Casa de Retiros Padre Anchieta (Carpa), no Rio de Janeiro (RJ). Foram dias frutíferos em que 60 comunicadores das províncias da Argentina, Bolívia, Centro-América, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além de obras e serviços jesuítas brasileiros, tiveram a oportunidade de refletir como tornar a comunicação cada vez mais efetiva e a serviço da missão da Companhia de Jesus. 

O tema escolhido para a Jornada foi “Desconectando para Conectar”, uma provocação de como podemos utilizar a Comunicação e seus instrumentos de forma efetiva e conectada às Preferências Apostólicas Universais, que são os quatro pontos de referência para os trabalhos de jesuítas e leigos inacianos no mundo todo. 

A Comunicação, quando utilizada de maneira estratégica e alinhada com nosso modo de proceder, com nossos valores, torna-se importante aliada para consolidarmos e ampliarmos o alcance da palavra do Nosso Senhor, Jesus Cristo, e também para dar visibilidade a todo trabalho que realizamos no cuidado com os mais vulneráveis. 

Hoje, em um mundo conectado e ao mesmo tempo caótico, não podemos mais prescindir da Comunicação e de suas ferramentas. Comunicação é missão e, assim, precisa estar a nosso serviço nesta incessante busca por uma sociedade mais justa e fraterna, dando voz aos que são sistematicamente invisibilizados e calados. 

Para tanto, precisamos ter em nossos escritórios de Comunicação profissionais, jesuítas e leigos, capacitados para viabilizar as estratégias comunicacionais mais adequadas e alinhadas com nossos objetivos. É importante ainda que estejamos abertos ao compartilhamento de experiências internas e externas com o intuito de nos aprimorar constantemente na arte e na ciência da Comunicação. E foi o propósito de alinhar boas práticas comunicacionais com o nosso modo de proceder que a Jornada foi pensada por seus organizadores. 

Assim, nos primeiros dias da Jornada, os responsáveis pelos escritórios de Comunicação das Províncias que integram a Cpal puderam apresentar de maneira inaciana as consolações e desolações que encontram no dia a dia profissional. Eles puderam ainda compartilhar como cada um tem desenvolvido projetos e ações que tenham como direcionamento as Preferências Apostólicas Universais, o Projeto Apostólico Comum da Cpal (PAC.2) e os Planos Apostólicos e Estratégicos de sua Província. Essa articulação e a troca de experiências são essenciais para fortalecer e ampliar nosso trabalho como Corpo Apostólico e como uma verdadeira rede inaciana de Comunicação. 

A partir do dia 04, os responsáveis pelos escritórios provinciais de Comunicação da América Latina e do Caribe juntaram-se aos comunicadores brasileiros, representantes das diferentes frentes Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe apostólicas que atuam no país. E para esse grande grupo foi apresentada a plataforma Discern, desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e que tem por objetivo conectar as Frentes Apostólicas Universais da Companhia com a sociedade. 

Os participantes puderam assistir ainda a duas outras palestras com as seguintes temáticas: Comunicação para o cuidado, que abordou políticas, protocolos e posicionamentos para uma gestão efetiva das crises; e como construir uma marca de valor. 

Os comunicadores vivenciaram ainda a experiência inaciana Vinde e Vede. No jardim da Carpa, foram convidados a colher quatro frutas em um espaço simulando um pomar. A partir dessa escolha, foram provocados a refletir sobre suas experiências pessoais, intuições e saberes que guiaram a escolha. Cada fruta trazia uma foto que representava uma das quatro Preferências Apostólicas Universais, que são as guias da missão da Companhia de Jesus e, portanto, do trabalho da Comunicação também. 

Os comunicadores brasileiros tiveram ainda a oportunidade de juntos refletirem sobre os Planos Apostólico e Estratégico da Província do Brasil e quais são o papel e os desafios da Comunicação com base nesses documentos norteadores. 

Além da certeza de que a Comunicação é uma grande aliada para a realização da missão da Companhia de Jesus, outro sentimento que permeou a Jornada Internacional foi que as nossas diferenças devem nos aproximar, nos unir, pois nos enriquecem e são fundamentais para a construção de projetos e ações comunicacionais que contemplem essas diversas realidades da América Latina e do Caribe. 

Assim, desejo que a nossa rede inaciana de Comunicação se fortaleça e cresça dentro da Companhia de Jesus.

Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ
Provincial do Brasil

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