Palestra encerra atividades do Programa de Formação Docente 2021

O Programa Continuado de Formação de Professores é um dos diferenciais que fazem com que o Colégio Antônio Vieira promova uma educação que está sempre voltada para o estudante do tempo presente. O ciclo de formação da equipe este ano foi iniciado em julho, com encontros virtuais realizados aos sábados, contando com facilitadores da universidade jesuíta Unisinos, do Rio Grande do Sul, e abertura das atividades pela mestra em Gestão Educacional, professora Ana Paula Marques, diretora acadêmica do Vieira. A própria Pedagogia Inaciana, desde os documentos primordiais jesuítas, a exemplo do Paradigma Pedagógico Inaciano (PPI), já prevê esse olhar atento da equipe ao contexto em que o estudante está inserido. Este foi, justamente, o tema do encerramento da edição 2021 do programa, no último dia 23, em formação ministrada pela professora Mariângela Risério, diretora-geral do colégio e também mestra em Gestão Educacional.

Ao tratar sobre Pedagogia Inaciana: leituras do tempo presente, a professora Mariângela Risério destacou o quanto as equipes pedagógicas dos colégios jesuítas em todo o mundo são preparadas pelas instituições para as possibilidades de ressignificação do currículo que compreendam e atendam às necessidades do estudante no contexto em que vive, bem como suas perspectivas. Isto, como ressaltou, sem que se perca de vista os princípios básicos de uma formação integral e integradora que compõem a matriz pedagógica da Companhia de Jesus – princípios estes idealizados por seu fundador: Santo Inácio de Loyola (daí o nome Pedagogia Inaciana).

“A Pedagogia Inaciana é a nossa coluna vertebral, é ela que nos sustenta. Dela nasce o nosso currículo e tudo o que a gente propõe e pensa dentro da escola. Então, constitui-se, para nós educadores, como um caminho, um itinerário existencial, um estímulo ao crescimento e descoberta de si”, disse a professora Mariângela, enfatizando o quanto o conceito de pedagogia está cada vez mais dissociado da antiga concepção técnica, puramente metodológica. “No caso da Pedagogia Inaciana, é algo muito maior, sendo ela muito mais identificada com as próprias teorias educacionais e pautada por suas intencionalidades na formação integral do sujeito, como em uma gestação eterna do que virá, do que vem pela frente, nesse futuro”, como frisou.


PEDAGOGIA CRÍTICA E INOVADORA

Com foco no tempo presente, a Pedagogia Inaciana prevê assim, segundo a professora, diálogos constantes ao longo do tempo e contextos, em um caminhar do educador junto com o aluno, considerando a leitura de mundo de ambos, para a construção de currículos e metodologias que podem ser mutáveis e mutantes, mas sempre amparados na matriz dos princípios jesuítas. “Por isso que ela é tão provocadora: o educador não pode ser um repetidor, limitando-se a ser um mero copista, um reprodutor das ideias dos outros. A Pedagogia Inaciana exige autoria do educador, que cada um de nós seja autor, dê corpo, dê vida, a esta arte, a essa ciência, a esse caminhar”. No que se refere à questão da inovação, a professora Mariângela Risério ressaltou que, na educação jesuíta, tudo se dá para além dos aparatos tecnológicos, envolvendo, de fato, o propósito de estar sempre se qualificando para melhor atender, atualmente, o aluno do século 21.

A educadora também destacou o papel do senso crítico. “A educação jesuíta questiona os nossos entendimentos de senso comum diários, nossas construções e subjetividades. Ou seja: como educadores precisamos ser críticos quanto a esse mundo que nos questiona, nos provoca”, declarou, completando: “Não dá para ser um educador inaciano sem pensamento crítico. É uma pedagogia que nos leva à lucidez existencial: tudo é permitido, mas nem tudo nos convém, sobretudo, numa sociedade em que o consumo e a imagem são valorizados sem medidas, moldando comportamentos que nem sempre condizem com a ética e os princípios da educação da Companhia de Jesus”.


POTÊNCIA DO PROFESSOR

Para a diretora-geral do Vieira, toda a concepção de valorização do itinerário existencial e de formação do educador, alinhada aos princípios primordiais da Pedagogia Inaciana, é um dos grandes diferenciais do Colégio Antônio Vieira. “Eu acredito na potência do professor. É ele quem confere DNA ao projeto da escola e é, por isso, que no Vieira buscamos sempre ter uma equipe qualificada, porque acreditamos que é isso que confere identidade a um projeto de educação jesuíta”. E concluiu em uma mensagem direta à equipe: “A diferença, a inovação, a qualificação, a arquitetura curricular passam pelo professor. É com vocês que a gente faz uma educação diferenciada e, por isso, vibro muito quando vejo a qualidade de tantos projetos voltados para a aprendizagem dos estudantes do 1º aninho do Fundamental ao Ensino Médio, diurno ou noturno. É a qualidade de vocês que faz a diferença”.

Antes da palestra da professora Mariângela Risério, a professora Ana Paula Marques agradeceu o empenho de todos os professores, especialmente nos últimos meses. “Foi um ano inusitado em que experimentamos, pelo menos, três modalidades de ensino, o que nos deslocou tanto, exigindo de todos nós coragem, criatividade e resiliência. Então, esse momento me traz cheia de gratidão por contar com essa equipe que abraça os desafios e se propõe nessa transformação”. Sobre a questão, a professora Mariângela também observou: “Estar em educação é um grande desafio e, mais do que nunca, no contexto que vivemos hoje. Ana Paula trouxe muito bem nossa gratidão sobre quantas reinvenções e ressignificações precisamos fazer: de métodos, de projetos, do ano passado até hoje”.

Antes da palestra da professora Mariângela Risério, a professora Ana Paula Marques agradeceu o empenho de todos os professores, especialmente nos últimos meses. “Foi um ano inusitado em que experimentamos, pelo menos, três modalidades de ensino, o que nos deslocou tanto, exigindo de todos nós coragem, criatividade e resiliência. Então, esse momento me traz cheia de gratidão por contar com essa equipe que abraça os desafios e se propõe nessa transformação”. Sobre a questão, a professora Mariângela também observou: “Estar em educação é um grande desafio e, mais do que nunca, no contexto que vivemos hoje. Ana Paula trouxe muito bem nossa gratidão sobre quantas reinvenções e ressignificações precisamos fazer: de métodos, de projetos, do ano passado até hoje”. Na oportunidade, os professores também promoveram um momento de descontração, lembrando da atitude afetuosa dos alunos que, nos momentos mais difíceis da pandemia, também os estimularam com palavras e exibindo bichos de pelúcia.

A FORMAÇÃO

O Programa de Formação Docente 2021 foi iniciado em julho, com a palestra da professora Ana Paula Marques que abordou a questão da historicidade dos currículos implicados com a transformação social. A partir do tema Currículos Multirreferenciais: os Fios que Tecem essa Rede de Fazeres e Saberes, a diretora acadêmica ressaltou que o currículo de ontem não é mais o currículo de hoje e como o Vieira e as instituições jesuítas atuam na construção da arquitetura curricular, como um sistema aberto e integrado a uma rede de saberes e fazeres, mas sempre pautado pelos princípios, valores e missão da Companhia de Jesus. Os professores da universidade jesuíta Unisinos (RS), Roberto Rafael Dias e Gustavo Borba, também participaram este ano das atividades de formação da equipe pedagógica do Vieira.   

O professor Roberto Rafael trouxe reflexões, ao questionar se o acúmulo de conteúdos e informações da era digital dará lugar à experiência do professor, ressaltando também o papel  do educador para a formação das novas gerações. Doutor em Educação, o professor Roberto Rafael enfatizou também o quanto hoje o inovar é muito mais renovar propósitos, ao abordar o tema Do Princípio da Acumulação ao Princípio da Experiência: Perspectivas Curriculares para o Século 21. Já o professor Gustavo Borba, que é coautor do livro A Escola do Futuro: O Que Querem (e Precisam) Alunos, Pais e Professores e diretor do Instituto para Inovação em Educação, trouxe a questão do sentir, do refletir, do pensar e do agir no fazer pedagógico. O tema abordado foi a A Transformação do Currículo – Perspectivas Futuras e Cenários Possíveis. Além da formação continuada, os professores do Vieira também se destacam em programas pessoais de pós-graduação, tanto na Unisinos quanto em outras instituições da Bahia e outros estados do País.

Fonte: Colégio Antônio Vieira

 

 

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