O Papa Francisco celebrou a criação do Instituto Católico para a Não-Violência, expressando sua esperança de que a iniciativa inspire “um compromisso renovado com os valores da paz e da fraternidade”. A declaração foi feita durante a inauguração do Instituto, realizada no último domingo (29), no Instituto Maria Santíssima Bambina, em Roma (Itália). O evento contou com a participação de membros da Iniciativa Católica de Não-Violência da Pax Christi Internacional, que apresentaram oficialmente o Instituto.
Em uma mensagem enviada pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, em nome de Sua Santidade, o Papa Francisco exortou os presentes a “trabalharem juntos para garantir a defesa dos direitos de cada ser humano” e serem “arquitetos de uma sociedade fundada na justiça e no amor recíproco”. O pontífice reiterou a importância da não-violência como um estilo de política de paz, lembrando sua mensagem para a 50ª Conferência Mundial do Dia da Paz, de 2017, onde afirmou que “a caridade e a não-violência devem guiar o mundo nas relações interpessoais, sociais e internacionais”.
Durante a cerimônia de inauguração, o cardeal Charles Maung Bo, de Mianmar, ao lado do cardeal Robert McElroy, destacou o papel essencial do novo Instituto. “Este Instituto nos ajudará a recuperar a não-violência de Jesus, aprendendo com a sabedoria da reflexão teológica, estratégias práticas para enfrentar a violência, e as experiências de comunidades marginalizadas que personificam este chamado radical à paz”, afirmou o Cardeal Bo.
A inauguração foi transmitida pelo YouTube, confira em https://www.youtube.com/live/fYsPAZ3oYGU