O Papa Francisco anunciou a data para a Missa de beatificação do jesuíta salvadorenho, Pe. Rutílio Grande, para 22 de janeiro de 2022. O comunicado foi feito pela Conferência Episcopal de El Salvador (Cedes). Desde fevereiro do ano passado, quando o Pontífice aprovou o decreto reconhecendo seu martírio, a espera toma conta dos fiéis. Outros três servos de Deus também integram essa lista: Manuel Solórzano, Nelson Lemus e frei Cosme Spessotto.
Padre Rutílio Grande nasceu em 5 de julho de 1928 em El Paisnal (El Salvador), e é reconhecido por sua vida dedicada aos mais humildes, em um momento turbulento do país. Ele foi assassinado pelos esquadrões da morte do exército salvadorenho por defender os direitos humanos.
Leia abaixo a íntegra do comunicado da Cedes:
- É com imensa alegria que nós, os Bispos de El Salvador, informamos a todos os sacerdotes, as freiras, os religiosos, os fiéis leigos e o povo em geral, que o Santo Padre, o Papa Francisco, concedeu que a celebração da beatificação dos veneráveis servos de Deus: o Padre Rutilio Grande García, seus dois companheiros no martírio, e o Padre Cosme Spessotto, terá lugar no sábado 22 de Janeiro de 2022 em San Salvador. O Papa Francisco nomeou também o seu delegado especial, o Cardeal Gregório Rosa Chávez, para presidir a esta solene celebração em seu nome.
- Agradecemos a Deus e ao Papa Francisco por este imenso presente, a elevação aos altares destes quatro mártires do nosso país, Rutilio, Nelson, Manuel e Cosme. Convidamos todos a prepararmo-nos da melhor maneira possível para viver este grande evento de forma frutífera.
Que Deus abençoe todos através da intercessão de Maria Santíssima e dos nossos mártires.
Da sede da Conferência Episcopal de El Salvador, San Salvador, 27 de Agosto de 2021.
Documento original em Espanhol