Na sexta-feira (05), o Papa Leão XIV retorna às Villas Pontifícias, na região dos Castelos Romanos, para inaugurar oficialmente o Borgo Laudato si’, um espaço que aplica, na prática, os princípios da Encíclica Laudato si’, publicada há dez anos pelo Papa Francisco. A cerimônia está marcada para às 11h (horário de Brasília).
Antes de presidir a Liturgia da Palavra com o Rito da Bênção, o Papa visitará o Borgo, encontrando-se com funcionários, colaboradores, familiares e voluntários. O momento contará ainda com a participação especial do tenor Andrea Bocelli e de seu filho Matteo Bocelli.
Esta será a quarta visita de Leão XIV ao Borgo Laudato si’. Em maio, esteve no local de forma privada; em julho, celebrou a primeira Missa pela Custódia da Criação; e, em agosto, almoçou com pessoas em situação de vulnerabilidade assistidas pela Caritas de Albano, reforçando a dimensão de fraternidade e solidariedade que marca o projeto.
O Borgo Laudato si’ nasceu de uma iniciativa do Papa Francisco, anunciada em fevereiro de 2023, e está sob responsabilidade do Centro de Alta Formação Laudato si’ (CeAF-LS). O espaço se propõe a promover a ecologia integral e a conversão ecológica por meio de formação, diálogo e experiências práticas, com atenção especial a jovens e comunidades vulneráveis.
Com 55 hectares, o local abriga jardins históricos, palácios, monumentos, áreas agrícolas e novos espaços de cultivo orgânico e regenerativo, sendo também uma parada recomendada para os peregrinos do Jubileu de 2025. Mais do que um local de visitação, o espaço busca integrar espiritualidade, educação e sustentabilidade, oferecendo um ambiente aberto e inclusivo para refletir e viver uma relação mais consciente com a criação.
Texto com informações do Vatican News
Foto: laudatosi.va




