A intenção de oração do Papa Leão XIV para o mês de janeiro de 2026 convida toda a Igreja a aprofundar a escuta da Palavra de Deus como fonte de sentido, esperança e discernimento para a vida cristã.
Na reflexão proposta para este mês, o Santo Padre recorda que a Palavra de Deus precisa ocupar um lugar central na vida dos cristãos. Segundo ele, é na escuta das Escrituras que o coração humano encontra luz para as decisões cotidianas e força para enfrentar as dificuldades pessoais, comunitárias e sociais. A Palavra, afirma o Papa, responde à busca profunda por sentido e plenitude que habita cada pessoa.
Em tom orante, Leão XIV conduz os fiéis a reconhecerem Jesus como a Palavra viva do Pai, capaz de guiar os passos e trazer paz ao coração inquieto. A oração proposta no vídeo pede a graça de aprender a escutar o Evangelho todos os dias, deixando-se interpelar pela voz de Cristo e discernindo as escolhas na proximidade do seu coração.
“Senhor Jesus, Palavra Viva do Pai, em ti encontramos a luz que guia nossos passos. Sabemos que o coração humano vive inquieto, faminto de sentido, e somente o teu evangelho pode dar-lhe paz e plenitude. Ensina-nos a te ouvir a cada dia nas Escrituras, a nos deixarmos desafiar pela tua voz e a discernir nossas decisões na proximidade do teu coração”.
O Papa destaca ainda que a Palavra de Deus gera comunhão, forma discípulos e desperta o compromisso missionário. Vivida de modo concreto, a fé enraizada na Bíblia conduz ao serviço, ao perdão e à atenção aos mais frágeis, fortalecendo uma Igreja que ora com a Palavra, nela se fundamenta e a partilha com alegria, para que em cada pessoa renasça a esperança de um mundo novo.
A mensagem integra o projeto Reza com o Papa, uma nova iniciativa do Dicastério para a Comunicação e da Rede Mundial de Oração do Papa, que dá continuidade ao caminho iniciado durante o pontificado do Papa Francisco. O projeto mantém a proposta de colocar os fiéis em comunhão espiritual com o Santo Padre por meio de uma oração guiada, centrada na Palavra de Deus e nas intenções mensais do Papa.
Com o convite simples e direto — Tira um momento, reza com o Papa —, a iniciativa busca favorecer pausas de espiritualidade no cotidiano, fortalecendo a dimensão comunitária da oração e a comunhão com o sucessor de Pedro na missão da Igreja.
Assista ao vídeo deste mês:




