Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

Papa manifesta preocupação com o retorno dos ‘ventos da guerra’ e pede diálogo pela paz

  • Postado em: 13 de julho de 2026

O papa Leão XIV afirmou neste domingo (12) que os “ventos da guerra” voltaram a soprar em diferentes regiões do mundo, espalhando “violência, terror e morte e atingindo, mais uma vez, muitas pessoas inocentes”.

A declaração foi feita durante o primeiro Angelus “de verão” realizado na Praça da Liberdade, em Castel Gandolfo, residência pontifícia nos arredores de Roma (Itália), diante de uma multidão de fiéis.

Em seu discurso, o pontífice citou especialmente os conflitos no Oriente Médio, na Ucrânia e em outras áreas atingidas por guerras. “Não deixemos que estes ventos apaguem a chama da esperança e da paz, mesmo quando ela parece frágil e vacilante”, disse Leão XIV.

O Papa reforçou que o diálogo, o encontro e a diplomacia continuam sendo o único caminho para alcançar uma paz duradoura.

“É o único caminho capaz de levar a uma paz justa, na qual os povos possam viver reconciliados, com segurança mútua e respeito pela dignidade de cada pessoa”, afirmou.

Durante a celebração do Domingo do Mar, o Santo Padre também dedicou uma mensagem aos trabalhadores marítimos, destacando as dificuldades enfrentadas por aqueles que vivem longe de suas famílias e convivem com o medo provocado pelos conflitos internacionais.

O Pontífice mencionou ainda as tensões recentes envolvendo embarcações no Estreito de Ormuz, uma das rotas marítimas mais estratégicas para o comércio global de petróleo.

O Angelus em Castel Gandolfo marcou o início do período de verão do Papa, que chegou ao local acompanhado de uma agenda voltada ao descanso, mas sem deixar de lado as preocupações com as crises globais.

A paz estará novamente no centro das atenções nesta semana durante uma cúpula internacional que será realizada em Borgo Laudato Si’, na propriedade pontifícia de Castel Gandolfo.

O encontro reunirá cerca de 30 vencedores do Prêmio Nobel, ex-chefes de Estado e de Governo, líderes de empresas e pesquisadores ligados ao desenvolvimento da inteligência artificial, incluindo representantes de organizações como OpenAI, Google DeepMind, Aaru e Anthropic, além de universidades e instituições de pesquisa internacionais.

Durante três dias, os participantes discutirão temas como segurança internacional, governança das novas tecnologias, desarmamento e a construção de uma economia voltada para a paz.

A abertura está prevista para terça-feira (14), com a participação de autoridades religiosas e personalidades como os cardeais Fabio Baggio, Silvano Maria Tomasi e Ángel Fernández Artime, além de ganhadores do Prêmio Nobel, entre eles Muhammad Yunus e Juan Manuel Santos. Um discurso do papa Leão XIV é aguardado durante o encontro.

Fonte: Terra

Compartilhe

AnteriorAnteriorCompanhia de Jesus convida para a ordenação presbiteral de Wesley Heleno de Oliveira, SJ
PróximoCaprichoso e Garantido: Cultura de Parintins vira espetáculo no Colégio MedianeiraPróximo

Últimas notícias

Segunda etapa dos Exercícios Espirituais reúne juventudes no Centro MAGIS Anchietanum

Voluntariado que transforma

Pastoral Universitária da PUC-Rio promove atividades de serviço e convivência

Comentários

  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Política de Privacidade

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2026 | Todos os direitos reservados