home

Parceria da FAJE e FADISI forma seus primeiros mestrandos

Os mestres com seus orientadores: Prof. Dr. Luiz Carlos Sureki e Leonildo; Prof. Dr. Francisco das Chagas Albuquerque e dom Joaquín; padre Jairo e Prof. Dr. Sinivaldo Silva Tavares

Entre os dias 17 e 18 de agosto, os primeiros mestrandos do Minter (Mestrado Interinstitucional) fizeram a defesa de suas dissertações. Resultado de uma parceria entre a FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), em Belo Horizonte (MG), e a Faculdade Diocesana São José (FADISI), em Rio Branco (AC), a iniciativa tem como objetivo fortalecer a pesquisa, a qualificação do quadro docente e a produção científica na região Norte do Brasil.

Os três primeiros mestrandos dessa parceria são o bispo de Rio Branco (AC), dom Joaquim Pertíñez Fernandez, o padre Jairo de Sousa Coelho, diretor da FADISI, e Leonildo Ferreira Monteiro, também de Rio Branco. Segundo o coordenador do Minter, padre Élio Gasda, a parceria entre a FAJE e a FADISI é importante para o país. “A região Norte é carente na formação Teológica. A dimensão social desse projeto mostra a necessidade de se qualificar docentes que preparem lideranças com competências para proporcionar um ambiente de respeito para com a diversidade religiosa amazônica”, afirma.

Segundo o jesuíta, esse programa de Mestrado Interinstitucional é fundamental para que a área Teológica da FADISI se consolide e disponha de um quadro docente qualificado, com um reflexo positivo imediato nas ações de ensino, pesquisa e extensão da faculdade, evidenciando, assim, a relevância científica do projeto.

Regulamentado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o Minter, da FAJE e da FADISI, caracteriza-se pelo atendimento de turmas de mestrado, em Rio Branco, por professores de Teologia da instituição jesuíta.

Após os primeiros alunos terem defendido suas dissertações, as bancas de defesa dos demais estudantes estão programadas para os próximos dois meses.

Confira o nome dos mestres e suas dissertações:

  • Dom Joaquín Pertíñez Fernández – Igreja, Povo de Deus, na Prelazia do Acre e Purus.
  • Jairo de Sousa Coelho – Liturgia e Compromisso cristão à luz e a partir da Sacrossantum Concilium.
  • Leonildo Ferreira Monteiro – O seguimento de Jesus – Hermenêutica do Discipulado à luz do Documento de Aparecida.

 

Fonte: Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE (Belo Horizonte/MG)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários