[Por que] a escola precisa de arte? Esse foi o título do curso de extensão que reuniu na Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) 30 professores da Rede Municipal de São Leopoldo (RS), nos dias 4 e 5 de julho. O foco foi a atuação do educador em sua interface com a arte. Ministrantes do curso, as professoras da universidade jesuíta, Laura Dalla Zen e Betina Guedes, ressaltaram que não se trata de uma formação voltada somente a professores de arte, mas a professores de modo geral, uma vez que o principal objetivo é pensar a prática docente como criação. Já está confirmado, também, um curso de Robótica Inventiva para o segundo semestre.
Após escutar as demandas trazidas pela Secretaria de Educação, a Gerência de Licenciaturas da Unisinos está em fase de planejamento de uma formação continuada para professores do município. Outra ação em curso é a realização da Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências – MOTIC nas dependências da universidade. Na ocasião, estudantes da Rede Municipal de São Leopoldo apresentarão trabalhos científicos, que serão avaliados, entre outras pessoas, por alunos da Unisinos.
A decana da Escola de Humanidades, Maura Corcini Lopes, ressalta a importância dessa relação universidade-escola. Para ela, “delegar à universidade a tarefa de pensar o cotidiano pedagógico e extrair da escola tal possibilidade, é um engano histórico que tem dificultado encaminhar de outros modos a ação pedagógica”. Maura ainda destaca que, ao estabelecer uma parceria sólida, as instituições escola e universidade poderão mostrar, em um clima de construção e interação, como se concretiza o que ela chama de circuito formativo-pedagógico.
Fonte: Unisinos (São Leopoldo/RS)