Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

Paróquia Santíssima Trindade promove Semana Social

  • Postado em: 23 de agosto de 2017

A Paróquia Santíssima Trindade está de portas abertas para mais uma série de encontros que dialogam com as demandas sociais da região onde está inserida, em Santa Luzia (MG). A Semana Social 2017, que será realizada entre os dias 22 e 26 de agosto, traz como tema a Participação Transformadora que promove a paz e luta pela democracia.

A proposta do evento é promover a cultura da vida e da paz diante de um cenário de extermínio da juventude, de violência contra a mulher e da violação de inúmeros direitos, como o da moradia, da saúde e da educação.

Organizada desde 2012 pela Paróquia Santíssima Trindade, a Semana Social busca provocar inquietações que possam ser encaminhadas como ações sociais, além de semear a responsabilidade cristã que cada um é chamado a viver no dia a dia.

A programação inclui o Fórum de Debates unindo palestras sobre a realidade sociopolítica do Brasil e o posicionamento da Igreja, que será ministrada pelo padre Élio Gasda; A dinâmica sobre a situação local, com a assistente social Jo Jaqueline; e atividade sobre o cuidado com a Casa Comum, comanda pela educadora e colaboradora da Casa MAGIS Belo Horizonte (MG), Hileia. O encontro do último dia contará com apresentações sobre os trabalhos e entidades sociais que constituem a Rede Social envolta da Paróquia Santíssima Trindade.

Integrante da comissão organizadora, padre Carlos Vidal afirma que o cenário social global está complexo, e lembra que o Papa Francisco convida a Igreja a viver uma experiência de conversão do paradigma econômico neoliberal para o cuidado com a Casa Comum. “Este questionamento nos leva a refletir sobre os diferentes elementos de uma ecologia integral, que inclua claramente as dimensões humanas e sociais porque, para além do paradoxo e/ou fracasso, sempre fica pendente a interrogação sobre o papel que nós, como Igreja Católica, poderíamos desenvolver, hoje, em nossos bairros”, diz Vidal.

A partir da encíclica Laudato Si’, é possível reconhecer uma nova possibilidade crítica para entrar no diálogo inclusivo e integrador das periferias existenciais. Com isso, a Semana Social afirmou um compromisso com a política e a cidadania na busca e promoção do bem comum.

 

Fonte: Paróquia Santíssima Trindade (Santa Luzia/MG)

Compartilhe

AnteriorAnteriorInfância e adolescência são temas de mesa redonda
PróximoRosely Sayão participa de bate-papo no Col. MedianeiraPróximo

Últimas notícias

Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Valdivino Teixeira de Carvalho, SJ

Comunidade da Unicap celebra Missa de Natal em clima de despedida ao reitor Padre Pedro Rubens

Universidades jesuítas: promovendo uma missão compartilhada de transformação social

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados