
Na última sexta-feira (13), a Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Iconha (ES), celebrou o encerramento da tradicional festa do “santo casamenteiro”. O evento, que atraiu os fiéis ao longo de sua programação, culminou com uma série de atividades especiais, incluindo distribuição de pães e uma celebração solene presidida pelo pároco local, Pe. Paulo Finkler, SJ.
Desde o início do mês, a paróquia tem realizado diversas atividades religiosas e culturais, ressaltando a importância de Santo Antônio para a comunidade.
O coordenador de liturgia da Igreja Matriz, Vinícius Paula Figueira, destacou a devoção popular ao santo. “Santo Antônio é um exemplo. A Missa foi marcada por um momento profundo de unidade, comunhão e tradição. Éramos centenas de pessoas, juntas para render graças a Deus pela Vida de Santo Antônio, esse ano, evocado como chama viva de esperança! Sem dúvida, finalizamos a Trezena com as esperanças mais acesa”, contou.
Santo Antônio também é carinhosamente conhecido como o “santo casamenteiro”. Segundo a tradição, ele ajudava jovens casais que não tinham recursos para se casar, oferecendo-lhes dotes para que pudessem celebrar a união.
As comemorações desta sexta-feira começaram com a alvorada com a Banda 13 de Junho, às 05 horas, passando pelas principais ruas da cidade. A Santa Missa Solene aconteceu na Igreja Matriz reunindo aproximadamente 1,2 mil fiéis. Logo na procissão de entrada, nove crianças vestidas com túnicas franciscanas representaram o santo que ingressou jovem na vida religiosa, aos 15 anos. A solenidade foi concelebrada por seis padres e contou com momentos de oração, permitindo aos fiéis expressarem sua devoção e gratidão. A benção e distribuição de pães, simbolizando a generosidade de Santo Antônio, foi um dos pontos altos da celebração.
Em sua homilia, padre Paulo destacou Santo Antônio como exemplo e inspiração: “Irmão e irmãs das nossas 35 comunidades, hoje nós ouvimos a leitura de Isaías [61:1] o ´Espírito do Senhor está sobre mim e me enviou para anunciar a boa nova aos humildes, curar as feridas e pregar a redenção´. Eis o que nós rezamos com Santo Antônio, esse grande pregador da palavra de Deus. Especialmente, pela sua presença e seu exemplo”, disse o religioso.
Leia a notícia na íntegra: https://diocesecachoeiro.org.br/paroquia-santo-antonio-de-padua-celebra-seu-padroeiro-em-iconha/
Fonte: Diocese de Cachoeiro de Itapemirim



