No domingo, 20 de julho, durante a celebração eucarística das 11h (horário de Brasília), a Paróquia São Luís Gonzaga, na capital paulista, acolherá uma relíquia de primeiro grau do Beato Carlo Acutis. Conhecido como o “santo da internet”, ele se destacou por seu profundo amor à Eucaristia e pelo uso das redes sociais na evangelização, traços que seguem inspirando jovens e adultos em todo o mundo.
A relíquia, uma mecha de cabelo do beato, será apresentada durante a missa, em um momento de fé e comunhão para os fiéis. Segundo o pároco, Pe. Nilson Marostica, SJ, “a Paróquia São Luís acolhe a relíquia do Beato Carlo Acutis como se acolhesse o próprio jovem beato da internet e da Eucaristia. Seu amor pela Eucaristia é um exemplo para todos que frequentam nossas missas”.
A iniciativa foi possível graças à articulação do Pe. Bruno Franguelli, SJ, que visitou recentemente o Vaticano. Lá, o jesuíta teve acesso à documentação da causa de beatificação de Carlo e recebeu, da Secretaria para a Causa dos Santos, a relíquia, ofertada para fomentar a devoção entre os fiéis, especialmente os jovens.
“O Pe. Bruno nos ofereceu a oportunidade de trazer a relíquia para a Paróquia, especialmente para propagar a devoção entre os jovens, uma vez que o grupo de jovens está crescendo a cada mês”, conta Pe. Nilson.
No dia 20, após a celebração, os fiéis poderão participar de uma breve conferência com o Pe. Bruno Franguelli, que irá apresentar o livro A jornada inspiradora de São Carlo Acutis, de sua autoria. A obra estará disponível para venda e autógrafos.
Para a comunidade, o momento representa uma oportunidade concreta de aprofundar a fé e inspirar-se no exemplo de um jovem que viveu de forma simples e intensa seu amor por Cristo.
“Os jovens da Paróquia têm a chance de se encontrar com um ‘santo de calça jeans’, como eles. Carlo costumava dizer: ‘A Eucaristia é a minha autoestrada para o céu’. Ele é uma prova de que é possível viver o cristianismo com autenticidade”, afirma Pe. Nilson.
Inspirada também pela espiritualidade inaciana, a Paróquia vê na veneração das relíquias uma expressão concreta da busca por maior fé, esperança e caridade. Como lembra Pe. Nilson, “Santo Inácio de Loyola incentivava essa devoção como forma de crescimento espiritual”.
Quem foi Carlo Acutis
Carlo Acutis foi um adolescente católico que morreu de leucemia aos 15 anos, no dia 12 de outubro de 2006, data em que se celebra Nossa Senhora Aparecida. Evangelizador apaixonado pela fé, usava a internet para divulgar os milagres eucarísticos e se tornou um exemplo moderno de santidade. Em 2020, foi beatificado pelo Vaticano, após o reconhecimento de seu primeiro milagre: a cura de uma criança brasileira que tocou em uma de suas relíquias, em Campo Grande (MS), exatamente no dia 12 de outubro de 2010.
Serviço
Paróquia São Luís Gonzaga
Av. Paulista, 2378
São Paulo/SP




