No último sábado (16), o Educativo do Museu Anchieta do Pateo do Collegio promoveu uma visita mediada especialmente desenvolvida para a Jornada do Patrimônio 2025. A atividade, intitulada História e Música no Pateo do Collegio, apresentou alguns dos eventos mais marcantes da história de São Paulo através da música que se produzia e se consumia em cada uma das épocas.
O tema foi escolhido tendo em vista a proposta da Jornada para este ano, Tempo em Sentidos, em que se convidou a uma experiência sensorial pelo patrimônio, explorando como a percepção individual e as diferentes sensações se entrelaçam com as memórias e histórias dos lugares, objetos e manifestações culturais. Começando pela produção anchietana para falar do início da missão dos jesuítas em São Paulo no século XVI, a atividade abordou, ainda, a produção de compositores coloniais, como Manuel Cardoso (1566-1650) e Antônio José da Silva (1705-1739) e o contexto da Independência do Brasil com a produção de José Maurício Nunes Garcia (1767-1830). O momento culminou na produção do século XX, com autores como Mário Zan (1920-2006) e Caetano Veloso (1942-), abordando assim os quatro séculos de história e cultura no coração da capital paulista.
A Jornada do Patrimônio é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura através do seu Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), e acontece em diferentes regiões e espaços públicos e privados. Criada em 2015, a proposta nasceu inspirada nas Journées du Patrimoine, realizadas na França e neste ano celebrou os 50 anos do DPH.




