home

Pateo do Collegio lança programação especial para comemorar seu aniversário de 470 anos

Por ocasião das comemorações dos seus 470 anos de história, o Pateo do Collegio terá uma intensa programação cultural ao longo de 2024 e, particularmente, no mês de janeiro. As comemorações tiveram início no dia 07 de janeiro, com uma missa na Igreja São José de Anchieta, celebrada pelo Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ, diretor do Pateo do Collegio, que deu início às festividades.

Já no dia 25 de janeiro (data do aniversário), o complexo terá entrada gratuita para o Museu Anchieta, que iniciará as atividades com a inauguração da exposição São Paulo: imaginários, por meio da propaganda veiculada na edição comemorativa do jornal A Gazeta de 25 de janeiro de 1954, o público será convidado a refletir sobre a construção do imaginário paulista por meio do jornalismo e da publicidade e seus reflexos na atualidade. A exposição é fruto da parceria do Pateo do Collegio com a Fundação Cásper Líbero, detentora de A Gazeta, e com a produtora cultural Camada.

Uma ação inédita do Museu Anchieta também tornará o próximo dia 25 de janeiro muito especial. Intitulada Fotografando a História, a ação será um convite ao registro fotográfico em todos os espaços expositivos do museu, os quais atualmente não podem ser fotografados. A ação será válida somente neste aniversário.

Outra ação será a do lançamento do Passaporte NICHO, um roteiro cultural pelos equipamentos do Núcleo das Instituições Culturais do Centro Histórico de São Paulo, uma iniciativa que reúne, além do Pateo do Collegio, a Caixa Cultural, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, o Museu da bolsa do Brasil e a Fundação Theatro Municipal.

A praça externa do Pateo do Collegio também será palco para uma tarde movimentada, com as práticas esportivas promovidas pelo Sesc Carmo, que integram o programa Enduro a pé, que promete agitar este dia festivo. 

Já na Igreja São José de Anchieta, será celebrada a missa de aniversário do Pateo do Collegio às 11h. O dia comemorativo terá seu encerramento também no templo, com a apresentação do concerto Ensemble da Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Os músicos Alex Ximenez (violino), Marcos Kiehl (flauta) e Teco Nicolai (violino) apresentarão um repertório que passará por clássicos como os compostos por Joseph Haydn e Johann Sebastian Bach, até o repertório brasileiro de Patápio Silva e Adoniran Barbosa.

Após o aniversário, no dia 27 (sábado), o Pateo do Collegio continuará a ofertar uma programação especial. A oficina Pateo em Imagens do Educativo do Museu Anchieta explorará as diferentes representações do edifício ao longo do tempo e convidará o público a criar livremente a sua própria imagem do monumento. Além da oficina, um concerto de canto gregoriano na Igreja São José de Anchieta, intitulado Música do Silêncio de Juliano Ravanello, encerrará o mês comemorativo. Os ingressos já estão à venda em: https://www.sympla.com.br/evento/musica-do-silencio/2282189 

Confira, abaixo, a programação completa:

Janeiro 

07 (domingo)

10h: Missa de abertura das comemorações 

25 (quinta-feira): Aniversário de São Paulo 

9h: Inauguração da exposição São Paulo: Imaginários 

A partir das 9h e ao longo do dia: Distribuição do passaporte cultural NICHO 

A partir das 9h e ao longo do dia: Fotografando a história 

11h: Missa de aniversário do Pateo do Collegio e da Cidade de São Paulo 

12h30 -14h30: Encerramento Enduro a Pé – Sesc Carmo (Praça Pátio do Colégio) 

16h: Ensemble Fundação Theatro Municipal na Igreja São José de Anchieta

27 (sábado)

13h: Oficina Pateo em imagens

15h: Concerto Música do Silêncio, de Juliano Ravanello, na Igreja São José de Anchieta 

Serviço:

Pateo do Collegio

Praça Pátio do Colégio, 02 – Centro, São Paulo. Aberto de terça-feira a sábado, das 9h às 16h45.

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários