No último sábado (07), o Educativo do Museu Anchieta promoveu uma ação educativa especial para celebrar o Dia de São José de Anchieta, apóstolo do Brasil e grande homenageado do Pateo do Collegio, complexo histórico, cultural e religioso. A oficina, intitulada Anchieta e a Mata Atlântica, abordou a missão de Anchieta como naturalista e botânico, além de discutir aspectos das boticas jesuíticas no período colonial.
O mote da ação educativa foi, além da celebração do Dia de São José de Anchieta – comemorado no dia 09 de junho -, a famosa Carta de São Vicente, escrita em 1560 por Anchieta e considerada um verdadeiro tratado etnobiológico do Brasil. A data da assinatura deste documento histórico, dia 27 de maio, foi a escolhida para celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica, dada a importância do documento enquanto primeiro registro detalhado da fauna e da flora deste bioma brasileiro.
A atividade contou ainda com uma visita guiada pelo Museu Anchieta e, ao final, os participantes puderam plantar e levar para casa uma muda de araucária – espécie nativa da Mata Atlântica – atualmente em risco de extinção.




