Entre os dias 26 e 30 de janeiro, a cidade de Coari (AM), às margens do rio Amazonas, recebeu o retiro anual do clero das dioceses de Coari, Alto Solimões e da prelazia de Tefé, que, este ano, teve como tema Rezando o caminho sinodal com as palavras dos Papas Francisco e Leão XIV.
A ideia da temática surgiu durante o encontro dos bispos da Pan-Amazônia, realizado em Bogotá (Colômbia), em agosto de 2025, promovido pela Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama). Na ocasião, os bispos de Coari, Tefé e do Alto Solimões fizeram o convite ao Pe. Adelson Araújo, SJ, para que orientasse o retiro anual diocesano, possibilitando a eles rezarem e refletirem juntos sobre o atual caminho sinodal da Igreja.
Ao todo, cerca de 40 sacerdotes, além dos três bispos, participaram dessa experiência, vivida na oração pessoal segundo o método inaciano e na partilha em pequenos grupos, no estilo da conversação no Espírito. O Pe. Adelson recordou que o Sínodo não se encerrou com a realização da assembleia de 2023-2024, mas continua na sua fase de atuação, à qual todas as igrejas particulares estão chamadas a se comprometer, tendo sido o retiro uma experiência bem concreta de sinodalidade e também uma oportunidade privilegiada de encontro com Deus, ou seja, um tempo forte de espiritualidade, mas também de formação permanente, ambas tão necessárias em nossa vida missionária na Amazônia.



