Na última terça-feira (29), aconteceu a cerimônia de posse do Pe. Eliomar Ribeiro, SJ, como o novo diretor-geral de Edições Loyola.
A cerimônia foi presidida pelo superior do Núcleo Apostólico de São Paulo (SP) da Província dos Jesuítas do Brasil, Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ, e aconteceu no auditório de Edições Loyola, em São Paulo, com a presença de todos os colaboradores da obra apostólica.
Pe. Contieri destacou que a missão da Companhia de Jesus em todas as suas frentes apostólicas é a de ajudar as pessoas de forma criativa, ousada e corajosa. Nesse sentido, ele sublinhou a importância de Edições Loyola, pois além de ser uma obra que contribui na divulgação da boa informação, ela possui um papel fundamental que perpassa todas as frentes nas quais a Companhia de Jesus atua, e que “o fazer pensar” é uma das importantes missões da Companhia.
O Prof. Gabriel Frade, editor de Edições Loyola, narrou a trajetória marcante de Pe. Danilo Mondoni, SJ, à frente da editora ao longo de tantos anos, e o quanto todos os colaboradores estão gratos a tudo o que ele conseguiu realizar em sua gestão.
O Pe. Danilo, muito emocionado, foi o próximo a falar, e rememorou os pontos mais desafiadores e consoladores de toda a sua caminhada à frente dessa obra apostólica, e agradeceu a todos os colaboradores que a fizeram ser hoje autossuficiente do ponto de vista financeiro e pronta a aceitar desafios inovadores.
Retomando a palavra, o Prof. Gabriel cumprimentou o Pe. Eliomar Ribeiro e, em nome de todos os colaboradores, afirmou a confiança que todos depositam em seu novo desafio como novo diretor-geral de Edições Loyola, dizendo que “estamos prontos para seguir em frente, rumo à novidade e às mudanças, do mesmo modo como os discípulos o fizeram mediante as palavras de Jesus ‘Ide para águas mais profundas’ (cf. Lc 5,4)”.
Padre Eliomar agradeceu o voto de confiança e incentivo, e em sua fala comparou Edições Loyola a uma orquestra que produz música da melhor qualidade: “São tantos títulos que produzimos nestes anos. Todos eles afinados com o que há de melhor em teologia, filosofia, espiritualidade inaciana e pastoral”. Ele complementou ainda: “Numa orquestra todos são necessários, desde o músico da primeira fila até aquele que, escondido, toca apenas um pequeno instrumento num determinado ponto da pauta musical. Todos são importantes. O maestro/regente ajuda a dar o brilho, o tom maior ou menor. É quem lidera, quem anima, quem ajuda para que a partitura seja executada e interpretada do melhor modo possível”.
O novo diretor-geral fez também agradecimentos especiais aos seus predecessores, os jesuítas Pe. Gabriel Galache e Pe. Danilo Mondoni pelo tempo dispensado em reger a “orquestra”, e também, ao leigo Ryad Bonduki que esteve à frente de Edições Loyola por seis anos. Ciente do grande desafio dessa nova missão, Padre Eliomar, voltando-se aos colaboradores, disse: “Desde já sou muito agradecido pela missão que me é confiada e por saber que posso contar com vocês. Há uma partitura esperando ser executada e todos nós queremos tocar afinados e atentos uns aos outros”.
Trajetória
Padre Eliomar Ribeiro de Souza, nascido em 1965, ingressou na Companhia de Jesus em 1985 e foi ordenado em 1999. Músico e compositor, é mestre em Teologia Pastoral, com especialização em Juventude. Em 2015 assumiu a Direção Nacional da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) e do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) e tornou-se membro do Conselho Internacional do MEJ. No mesmo ano foi nomeado diretor da Revista Mensageiro do Coração de Jesus, uma publicação de Edições Loyola.
Edições Loyola dá as boas-vindas ao Pe. Eliomar. Que Deus o abençoe com ânimo e coragem em sua nova missão.