Pe. Francys Silvestrini, SJ, e Carlos Alberto Dória refletem sobre gastronomia e espiritualidade na Bienal do Livro de São Paulo

Na quarta-feira (11), o espaço Cozinhando com Palavras da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo recebeu um bate-papo inspirador entre o Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ, e o sociólogo Carlos Alberto Dória. O evento, mediado pelo chef de cozinha experimental André Boccatto, foi dividido em dois blocos que mesclaram gastronomia, espiritualidade e a interpretação cultural do Brasil.

Pe. Francys abriu e fechou o talk show ao som da música Tocando em Frente, de Almir Sater, relacionando a letra da canção aos temas discutidos. Durante o primeiro bloco, o jesuíta compartilhou sua trajetória no universo da gastronomia, explicando como a experiência de viver na França, durante seus estudos de doutorado, despertou seu interesse pelo tema. Ele falou sobre seu livro “Autobiografia gastronômica: Carlos Alberto Dória e a construção de um projeto culinário autêntico”, publicado por Edições Loyola, que é o primeiro de uma trilogia baseada em sua tese de doutorado, “La vie comme nourriture” (A vida como alimento), e como a cozinha reflete aspectos profundos de quem somos e o que oferecemos aos outros. “A mesa pode ser um lugar de comunhão ou de divisão”, afirmou Pe. Francys, destacando a importância da doação e da partilha nas refeições, traçando um paralelo com a vida de Jesus.

No segundo bloco, Carlos Alberto Dória, que Pe. Francys definiu como “mais do que um sociólogo da alimentação, mas um intérprete do Brasil”, trouxe reflexões sobre a confiança envolvida na cozinha e nas escolhas alimentares. Ele citou o exemplo da relação de confiança entre chef e cliente, destacando o papel cultural da gastronomia. A conversa explorou ainda a diferença entre gastronomia e culinária e o conceito de teogastronomia, unindo as dimensões espiritual e gastronômica.

O evento foi uma oportunidade única para o público refletir sobre o papel da alimentação na construção de laços sociais e espirituais, num encontro marcado pelo diálogo entre saberes e sensibilidades.

O espaço Cozinhando com Palavras segue com uma programação diversificada, promovendo a interação entre gastronomia e literatura por meio de aulas práticas, workshops e palestras.

A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo segue até 15 de setembro e deve atrair cerca de 660 mil visitantes.

Galeria de Fotos:

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários