Qual é a relação entre a confiança e o conhecimento? Fé e opinião são a mesma coisa? O Passo a Pensar quer nos ajudar a refletir sobre isso, a partir de um trecho do texto “Se não acreditardes, não compreendereis”, do professor de Filosofia e Teologia, Pe. Luiz Carlos Sureki, SJ. Ele nos fala da importância do ato de confiar. Nenhuma família e nenhum grupo humano poderiam se desenvolver, se a desconfiança tivesse a primazia em nossas relações afetivas e sociais. Esta atitude de confiança está na base de nossa linguagem e de nossa cultura.
O Papa Francisco destaca três características do olhar de uma mãe: trata-se de um olhar inclusivo, que abraça todas as situações dos filhos; um olhar concreto, que não nega a realidade, nem se paralisa diante dela; um olhar consciente, que diante da tristeza oferece a perspectiva do cuidado. E a maternidade de Maria? Como nos ajuda a compreender todas as mães? O Passo a Pensar quer nos ajudar a refletir sobre isso, a partir do trecho de uma homilia do Papa Francisco.
Há coisas que nós podemos escolher e outras que estão fora do nosso poder de escolha. Diante disso, cabe a nós decidir o que fazemos com o que nos acontece e o que fazemos com aquilo que nos é dado pelos outros, pela realidade da vida. Escolher envolve mudar e correr riscos. E aí, surge a indecisão. O Passo a Pensar quer nos ajudar a refletir sobre o que gera a indecisão em nós, a partir de um trecho da crônica “A indecisão pesa, cansa e desgasta”, do filósofo e escritor português José Luís Nunes Martins.
Os modelos de Inteligência Artificial têm sido alvo de debates acerca de suas implicações éticas, antropológicas e políticas, que trazem consequências diversas para a vida humana. Que relação devemos ter com as ferramentas de Inteligência Artificial? Quais consequências sociais elas podem trazer? O Passo a Pensar quer nos ajudar a refletir sobre isso, a partir de um trecho do texto “As novas inteligências artificiais e a filosofia”, do professor e filósofo Bruno Pettersen.
É possível dizer que, em nossas relações humanas, nós colhemos o que plantamos? Quais têm sido nossas escolhas cotidianas? Por causa da ilusão de não incomodar e não ser incomodados, acabamos por ignorar experiências, pessoas, situações importantes para nós. Perdemos, assim, a oportunidade de receber a luz surpreendente que vem dos pequenos gestos de amor. Para nos ajudar a refletir sobre isso, o Passo a Pensar nos propõe um trecho do texto Gentileza gera gentileza...Indiferença gera indiferença, da cronista portuguesa Raquel Rodrigues.
A felicidade é algo óbvio, porque é da ordem da vivência, e todos nós sabemos quando estamos felizes ou infelizes. Contudo, a felicidade parece fluir continuamente e sempre escapar de nossas mãos quando tentamos agarrá-la. Experimentamos a alternância entre alegria e tristeza, entre júbilo e angústia. O podcast Passo a Pensar quer nos ajudar a refletir sobre isso, a partir de um trecho do texto Felicidade e sabedoria, do professor e filósofo Carlos Roberto Drawin.
Como evitar a desilusão? Por que ela acontece? No Passo a Pensar, a cronista portuguesa Marta Arrais nos diz que a origem da desilusão está na expectativa e na frustração. Para evitá-la, ela sugere não esperarmos nada do outro, não projetar exageradamente expectativas sobre os outros e sobre a realidade, respeitando a alteridade do mundo.
Nossos julgamentos são justos? Ou somos parciais quando julgamos? Tanto o ódio quanto o amor podem nos cegar, dificultando a nomeação objetiva e o justo julgamento da mistura do bem e do mal que existem em todos nós, seres humanos. Por isso, a sabedoria do Evangelho aconselha a não ocupar este lugar de juízes e condenadores da vida alheia. O Passo a Pensar quer nos ajudar a refletir sobre isso, a partir de um trecho do texto Algumas considerações sobre a atitude de julgar, do professor de Filosofia e Teologia Luiz Carlos Sureki, SJ.
recisamos tanto de gente que cuida. Gente que cuida com abraço que abriga e que tem sabor de casa. Gente que cuida com mão que ampara e que conforta. Gente que cuida com olhar mais fundo, que olha dentro da alma. Gente que cuida com sorriso, que abraça e que serena o coração. O podcast desta semana quer nos ajudar a refletir que todos nós temos necessidade de pessoas capazes de cuidar. Vamos nos tornando gente à medida que encontramos gente, vamos desenvolvendo nossa humanidade à medida que somos tocados e tocadas pela humanidade dos outros.
Perto de nós, existem pessoas de "luz", mas também pessoas da "escuridão". Há aquelas capazes de transmitir o bem à sua volta, com um sorriso, um olhar, uma palavra atenciosa, mas também pessoas que se concentram no mal e acabam por provocar más sensações à sua volta, por inveja, comunicação truncada e falsidade relacional. De que lado nós estamos? Somos "luz" ou "escuridão"?
Nossas experiências espirituais se contrapõem à nossa carne? Somos seres de desejo e somos seres relacionais, sempre em busca de algo fora de nós mesmos, em busca do outro. Como podemos reconhecer, na própria experiência corporal, as marcas do dinamismo do espírito? O Passo a Pensar quer nos ajudar a refletir sobre isso, a partir de um trecho do texto O espírito na carne, do professor e filósofo Carlos Roberto Drawin.
A edição 100 do En Buena Compañía traz fatos importantes que aconteceram na América Latina e Caribe na última semana. O secretário-executivo da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), Pedro Risaffi, falou sobre o Concurso de Redação e Arte da RJE.
A Edição 101 do podcast En Buena Compañía. Além de fatos importantes que aconteceram na América Latina e no Caribe, nesta semana o destaque é a participação do Irmão Marcos Epifânio, SJ, sobre o seu livro Cartas para reformar a vida, lançado na versão de audiobook.
Na edição 102 do En Buena Companía, o Pe. Edson Tomé, SJ, secretário para Juventude e Vocações, conta sobre a live “Violência sexual em crianças, adolescentes e vulneráveis: descoberta, denúncia e impacto social”, realizada em 17 de maio, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
O podcast En Buena Compañía traz a participação de Rodrigo Horodyski, professor e coordenador do curso de graduação em Geologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo (RS), sobre o convênio da instituição com o Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul.
A edição 105 do En Buena Compañía traz fatos importantes que aconteceram na América Latina e Caribe, na última semana. O Pe. Jerfferson Amorim de Souza, SJ, que responde pelas Relações Institucionais e Captação de Recursos do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), fala sobre as atividades que serão realizadas durante a Semana do Migrante no Brasil, que acontece de 18 a 25 de junho.
Na edição 106 do En Buena Compañía foram abordados fatos significativos ocorridos na América Latina e no Caribe nos últimos dias. O destaque ficou por conta da participação do Pe. Antônio Tabosa, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico São Leopoldo (RS), que compartilhou informações sobre as ações dos jesuítas e leigos para oferecer auxílio às famílias afetadas pelo ciclone extratropical que atingiu o estado do Rio Grande do Sul recentemente.
Na edição 107 do En Buena Compañía, o destaque ficou por conta da participação do Pe. Silvio Marques Sousa, SJ, diretor do Sares, que compartilhou informações sobre as principais atividades da Rede Jesuíta Pan-Amazônica do Brasil.
Na edição 108 do En Buena Compañía, a diretora geral do Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA), Mariângela Risério D'Almeida, comenta sobre inovação nos colégios, tema que debateu no VI Congresso Nacional de Educação Católica.
Na edição 109 do En Buena Compañía, o Ir. Celso Flach, SJ, diretor do Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei), de São Leopoldo (RS), comenta sobre a 17ª Romaria do Padre Reus, que reuniu cerca de 10 mil pessoas, no dia 02 de julho.
A edição 116 do En Buena Companía, podcast com assuntos da América Latina e Caribe, traz na pauta brasileira a coordenadora de Comunicação e professora da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Graziela Cruz, apresentando o Simpósio filosófico-teológico internacional: jovens, realidades e perspectivas, que acontece na Faje, de 04 a 06 de outubro.
Na edição 117 do En Buena Compañía, a participação do Brasil ficou por conta de Luciana Mendes Maia, coordenadora de Relações Institucionais da Província do Brasil, que compartilhou informações sobre o Encontro Anual da Rede Claver, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro.
A edição 111 do En Buena Compañía é temática sobre as celebrações pelo Dia de Santo Inácio de Loyola nos diferentes países. O destaque ficou por conta da participação do Pe. José Laércio de Lima, SJ, secretário para a Colaboração, Fé e Espiritualidade, falando sobre o que foi realizado no Brasil.
Na edição 112 do En Buena Compañía, o delegado de Formação, Pe. Jair Carneiro, SJ, comenta sobre o 1o Encontro de Jesuítas em Formação, realizado nos dias 25 e 26 de julho, no Rio de Janeiro (RJ).
Na edição 113 do En Buena Compañía, o destaque ficou por conta da participação de Victor Oeiras, advogado, engenheiro florestal e colaborador do Centro MAGIS Amazônia, de Belém (PA), sobre a Cúpula dos Países Amazônicos. Veja o que mais foi assunto no podcast:
A edição 114 do En Buena Compañía, traz os fatos significativos ocorridos na América Latina e no Caribe nos últimos dias. O Pe. Sílvio Marques Sousa Santos, SJ, diretor do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), falou sobre o encontro Ecojesuit 2023.