Na edição de nº 220 do En Buena Compañía, o Pe. Anderson Pedroso, SJ, reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), vice-presidente da Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum e coordenador do Grupo da Província dos Jesuítas do Brasil na COP30, avalia a participação da Companhia de Jesus no evento realizado em Belém (PA), durante o mês de novembro. Confira esse e outros destaques.
Na edição de nº 219 do En Buena Compañía, o Pe. Roberto Jaramillo, SJ, chefe da Secretaria de Justiça Social e Ecologia (SJES) da Companhia de Jesus, comenta sobre a importância da Zona Azul na COP30, o espaço oficial onde ocorrem as negociações entre países, a cúpula de líderes e outras atividades organizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Na edição de nº 218 do En Buena Compañía, Inaiara Venâncio, professora de História e Geografia do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), explica o projeto que foi realizado com estudantes em torno da 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30). Confira esse e outros destaques do podcast.
Na edição de nº 217 do En Buena Compañía, Mary Nelys, analista social do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), comenta sobre o Encontro da Juventude Amazônida, realizado em parceria com o Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, em Manaus (AM), cujo tema foi Saberes Ancestrais e Justiça Climática: Juventudes Amazônidas no Enfrentamento da Crise Climática – Banzeirando rumo à COP. Confira esse e outros destaques.
Na edição nº 216 do En Buena Compañía, Daniela Alba, coordenadora de Incidência no Secretariado de Justiça Social e Ecologia (Sjes), comenta sobre a cobertura global da COP30, que está sendo preparada desde Roma. Confira esse e outros destaques do podcast.
Na edição de nº 214 do En Buena Compañía, Andréa Oliveira, coordenadora pedagógica do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), comenta sobre a realização da Semana Verde 2025 da instituição, que abordou temas relacionados à COP30. Confira esse e outros destaques.
Na edição de nº 213 do En Buena Compañía, o Pe. Sandoval Rocha, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico Manaus (AM) e do Fórum das Águas do Amazonas, convida para a segunda live do ciclo Jesuítas pela Justiça Climática – Fé em Ação na COP30, Soberania Alimentar em Tempos de Crise Climática. Confira esse e outros destaques.
A edição de nº 212 do En Buena Compañía traz como convidado o historiador econômico José Menezes, coordenador do Núcleo Alagoano da Auditoria Cidadã da Dívida, que comenta sobre a sua participação no primeiro encontro do ciclo de lives Fé em Ação, uma iniciativa que articula espiritualidade, justiça social e compromisso com a Casa Comum, em preparação para a COP30 — a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima —, que será realizada em Belém (PA), no mês de novembro. O encontro reuniu especialistas que abordaram as conexões entre os sistemas econômicos globais e a emergência ambiental. Confira esse e outros destaques.
Na edição de nº 211 do En Buena Compañía, Gabriela Barros, professora de inglês e coordenadora de idiomas adicionais do Colégio Diocesano, em Teresina (PI), conta sobre o Projeto Santiago-Teresina 2025. Confira esse e outros destaques do podcast.
Na edição nº 210 do En Buena Compañía, Guilherme Freitas, coordenador de Comunicação da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, falou sobre o curso on-line Os Direitos das Pessoas em Situação de Rua, uma parceria entre MAGIS Brasil, Campanha da Fraternidade 2026, Pastoral Nacional do Povo da Rua e Comissão Episcopal para a Juventude. Confira esse e outros destaques do podcast.
Entre os destaques da edição nº 209 do En Buena Compañía está a participação do Pe. Jean Fábio Santana, SJ, secretário para a Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil, que comenta sobre o segundo encontro nacional da Rede Jesuíta para a Justiça Socioambiental (RJSA) e sobre o seminário pelos 50 anos do Decreto 4 da Congregação Geral 32.
Na edição de nº 208 do En Buena Compañía, um dos destaques é a participação do Pe. Silvio Marques, SJ, diretor do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares). O jesuíta fala sobre a participação no Encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia com a Presidência da COP30, realizado no dia 20 de agosto, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus (AM).
Na edição de nº 207 do En Buena Compañía, um dos destaques do podcast foi a participação do diretor-presidente de Fé e Alegria Brasil, Pe. Alexandre Raimundo de Souza, SJ, que comentou sobre VI Encontro da Iniciativa Federativa de Ecologia Integral de Fé e Alegria, realizado entre os dias 11 e 15 de agosto, na Escola Família Agrícola de Jaboticaba, em Quixabeira (BA).
A 19ª Romaria pela Beatificação do Padre Reus foi um dos destaques da edição 201 do En Buena Compañía, com a participação do Pe. Raimundo Resende, SJ, reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus, que falou sobre o tema.
Na edição nº 200 do En Buena Compañía, Luiz Felipe Lacerda, secretário-executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma), comenta sobre o lançamento do curso de extensão Corredores Bioculturais e Direitos da Natureza: perspectivas territoriais para uma Ecologia Integral na COP 30.
Na edição de nº 199 do En Buena Compañía, Juscelio Pantoja, coordenador do Centro Alternativo de Cultura Pe. Freddy (CAC), comenta sobre a certificação oficial do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdac). Com o reconhecimento, o CAC passa a integrar formalmente o Regime de Atendimento de Apoio Socioeducativo em Meio Aberto.
Na edição de nº 206 do podcast En Buena Compañía, Pe. Jair Carneiro, SJ, delegado para a Formação da Província do Brasil, falou sobre a Reunião de Delegados e Assistentes de Formação da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (Cpal), realizada em Belo Horizonte (MG), entre os dias 04 e 10 de agosto. Confira esse e outros destaques.
O I Encontro de Monitores do EFI (Encontro de Formação Integral) foi destaque na edição nº 202 do En Buena Compañía, que contou com a participação de Pedro Risaffi, diretor administrativo do Colégio Santo Inácio (RJ).
Na edição de nº 198 do En Buena Compañía, o diretor-geral do Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora (MG), professor Edelves Luna, comenta sobre o III Seminário do Jesuítas: Educação e Saúde Mental. O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro, e reunirá professores, educadores, profissionais da saúde, pesquisadores e gestores para debater caminhos possíveis na promoção do bem-estar emocional nas instituições de ensino.
Na edição de nº 197 do En Buena Compañía, Monalisa Coelho, assessora de comunicação do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), comenta sobre o lançamento do Relatório Anual 2024 no mês em que se celebra o Dia Mundial do Refugiado – 20 de junho.
Na edição de nº 192 do En Buena Compañía, Alana Mendes, analista social de Meios de Vida do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR Brasil), comenta sobre um workshop de empregabilidade para mulheres refugiadas e migrantes realizado pelo SJMR em parceria com o Instituto C&A.
Na edição de nº 191 do En Buena Compañía, Márcia Caetano, professora de Língua Espanhola e coordenadora de Série do Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ), traz detalhes do 2º Encontro Nacional da Articulação Afro Brasil SJ, realizado entre os dias 24 e 27 de abril.
Na edição de nº 190 do En Buena Compañía, o diretor do Centro MAGIS Amazônia, Pe. Silas Silva, SJ, comenta sobre o trabalho realizado com os jovens na região.
Qual é a relação entre a confiança e o conhecimento? Fé e opinião são a mesma coisa? O Passo a Pensar quer nos ajudar a refletir sobre isso, a partir de um trecho do texto “Se não acreditardes, não compreendereis”, do professor de Filosofia e Teologia, Pe. Luiz Carlos Sureki, SJ. Ele nos fala da importância do ato de confiar. Nenhuma família e nenhum grupo humano poderiam se desenvolver, se a desconfiança tivesse a primazia em nossas relações afetivas e sociais. Esta atitude de confiança está na base de nossa linguagem e de nossa cultura.
O Papa Francisco destaca três características do olhar de uma mãe: trata-se de um olhar inclusivo, que abraça todas as situações dos filhos; um olhar concreto, que não nega a realidade, nem se paralisa diante dela; um olhar consciente, que diante da tristeza oferece a perspectiva do cuidado. E a maternidade de Maria? Como nos ajuda a compreender todas as mães? O Passo a Pensar quer nos ajudar a refletir sobre isso, a partir do trecho de uma homilia do Papa Francisco.
Há coisas que nós podemos escolher e outras que estão fora do nosso poder de escolha. Diante disso, cabe a nós decidir o que fazemos com o que nos acontece e o que fazemos com aquilo que nos é dado pelos outros, pela realidade da vida. Escolher envolve mudar e correr riscos. E aí, surge a indecisão. O Passo a Pensar quer nos ajudar a refletir sobre o que gera a indecisão em nós, a partir de um trecho da crônica “A indecisão pesa, cansa e desgasta”, do filósofo e escritor português José Luís Nunes Martins.
Os modelos de Inteligência Artificial têm sido alvo de debates acerca de suas implicações éticas, antropológicas e políticas, que trazem consequências diversas para a vida humana. Que relação devemos ter com as ferramentas de Inteligência Artificial? Quais consequências sociais elas podem trazer? O Passo a Pensar quer nos ajudar a refletir sobre isso, a partir de um trecho do texto “As novas inteligências artificiais e a filosofia”, do professor e filósofo Bruno Pettersen.
É possível dizer que, em nossas relações humanas, nós colhemos o que plantamos? Quais têm sido nossas escolhas cotidianas? Por causa da ilusão de não incomodar e não ser incomodados, acabamos por ignorar experiências, pessoas, situações importantes para nós. Perdemos, assim, a oportunidade de receber a luz surpreendente que vem dos pequenos gestos de amor. Para nos ajudar a refletir sobre isso, o Passo a Pensar nos propõe um trecho do texto Gentileza gera gentileza...Indiferença gera indiferença, da cronista portuguesa Raquel Rodrigues.
A felicidade é algo óbvio, porque é da ordem da vivência, e todos nós sabemos quando estamos felizes ou infelizes. Contudo, a felicidade parece fluir continuamente e sempre escapar de nossas mãos quando tentamos agarrá-la. Experimentamos a alternância entre alegria e tristeza, entre júbilo e angústia. O podcast Passo a Pensar quer nos ajudar a refletir sobre isso, a partir de um trecho do texto Felicidade e sabedoria, do professor e filósofo Carlos Roberto Drawin.
Como evitar a desilusão? Por que ela acontece? No Passo a Pensar, a cronista portuguesa Marta Arrais nos diz que a origem da desilusão está na expectativa e na frustração. Para evitá-la, ela sugere não esperarmos nada do outro, não projetar exageradamente expectativas sobre os outros e sobre a realidade, respeitando a alteridade do mundo.
Nossos julgamentos são justos? Ou somos parciais quando julgamos? Tanto o ódio quanto o amor podem nos cegar, dificultando a nomeação objetiva e o justo julgamento da mistura do bem e do mal que existem em todos nós, seres humanos. Por isso, a sabedoria do Evangelho aconselha a não ocupar este lugar de juízes e condenadores da vida alheia. O Passo a Pensar quer nos ajudar a refletir sobre isso, a partir de um trecho do texto Algumas considerações sobre a atitude de julgar, do professor de Filosofia e Teologia Luiz Carlos Sureki, SJ.
recisamos tanto de gente que cuida. Gente que cuida com abraço que abriga e que tem sabor de casa. Gente que cuida com mão que ampara e que conforta. Gente que cuida com olhar mais fundo, que olha dentro da alma. Gente que cuida com sorriso, que abraça e que serena o coração. O podcast desta semana quer nos ajudar a refletir que todos nós temos necessidade de pessoas capazes de cuidar. Vamos nos tornando gente à medida que encontramos gente, vamos desenvolvendo nossa humanidade à medida que somos tocados e tocadas pela humanidade dos outros.
Perto de nós, existem pessoas de "luz", mas também pessoas da "escuridão". Há aquelas capazes de transmitir o bem à sua volta, com um sorriso, um olhar, uma palavra atenciosa, mas também pessoas que se concentram no mal e acabam por provocar más sensações à sua volta, por inveja, comunicação truncada e falsidade relacional. De que lado nós estamos? Somos "luz" ou "escuridão"?
Nossas experiências espirituais se contrapõem à nossa carne? Somos seres de desejo e somos seres relacionais, sempre em busca de algo fora de nós mesmos, em busca do outro. Como podemos reconhecer, na própria experiência corporal, as marcas do dinamismo do espírito? O Passo a Pensar quer nos ajudar a refletir sobre isso, a partir de um trecho do texto O espírito na carne, do professor e filósofo Carlos Roberto Drawin.
A edição 100 do En Buena Compañía traz fatos importantes que aconteceram na América Latina e Caribe na última semana. O secretário-executivo da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), Pedro Risaffi, falou sobre o Concurso de Redação e Arte da RJE.