
O Instituto Humanitas Unisinos (IHU) acaba de publicar a edição nº 382 dos Cadernos IHU Ideias, que traz um estudo aprofundado sobre a presença, a incidência e as reivindicações dos povos indígenas nas Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP). Intitulado Povos indígenas e emergência climática: visibilidade, participação e reivindicações dos povos originários nas Conferências do Clima da ONU, o material analisa como os povos originários têm ampliado sua representatividade e conquistado espaço nos debates internacionais, muitas vezes apesar das estruturas de poder que tradicionalmente limitam suas vozes.
A publicação é assinada por Luiz Felipe Barboza Lacerda, Carlos Machado de Freitas, Kleber Xucuru, Suliete Baré e Sineia Bezerra do Vale, que trazem perspectivas complementares sobre a luta indígena frente à crise climática global.
A leitura é essencial para compreender os desafios, avanços e caminhos de participação política dos povos originários no cenário internacional.O PDF está disponível gratuitamente em: https://www.ihu.unisinos.br/images/stories/cadernos/ideias/382cadernosihuideias.pdf




