No último domingo (08), representantes do Programa MAGIS Brasil, do Centro MAGIS Anchietanum e da Companhia de Jesus estiveram em Iconha (ES) para colaborar com lideranças locais na construção das atividades juvenis para o Encontro Regional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que acontecerá em agosto. A proposta é garantir o protagonismo juvenil no processo de preparação e realização do evento, a partir da escuta ativa e do método do ver, julgar e agir, tão característico das CEBs. A presença do Pe. Edson Tomé, SJ, e de outros membros da Companhia de Jesus, reforça o compromisso com uma Igreja sinodal e em saída, alinhada às Preferências Apostólicas Universais.
Já no sábado (07), em Belém (PA), o MAGIS Brasil integrou um encontro estratégico com jovens e representantes de diversos movimentos sociais, em preparação para a COP30. O momento buscou consolidar alianças em torno da justiça climática, da economia solidária e da incidência política juvenil, com foco em ações coletivas que façam frente aos desafios da crise ambiental. O mapeamento das iniciativas e a construção de uma rede colaborativa foram passos importantes nesse processo.
As duas iniciativas reforçam a missão do MAGIS Brasil de acompanhar as juventudes em seus projetos de vida e engajamento transformador, seja nas instâncias eclesiais de base, seja nos espaços públicos de decisão, contribuindo para a construção de um mundo mais justo, fraterno e sustentável.