
No marco de seus 60 anos, o Centro Cultural de Brasília (CCB) iniciou, em outubro, um processo de gestão e preservação de seu arquivo institucional. O trabalho, desenvolvido pela Kairós – Serviços em História Pública, tem como objetivo proteger, organizar e disponibilizar documentos que conservam e narram a trajetória da instituição.
Mais do que um procedimento técnico, trata-se de um gesto de cuidado com a memória do CCB e suas contribuições à missão da Companhia de Jesus em Brasília (DF), há seis décadas realizada por jesuítas e cristãos leigos e leigas.
Neste primeiro momento, foi formada a base do arquivo histórico permanente, com os documentos organizados em seções temáticas para facilitar o acesso e delimitar uma linha do tempo clara. Todo esse processo inclui: higienização realizada folha a folha, controle de umidade e temperatura e armazenamento em local adequado.
A organização do acervo representa um passo importante para a valorização da memória institucional. Com os documentos preservados e acessíveis, o material poderá subsidiar projetos, pesquisas e ações tanto da comunidade interna quanto de interessados externos.




