Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

Professor italiano visita Colégio Medianeira

  • Postado em: 13 de setembro de 2017

O professor Andrea Pagano conversou com os educadores do Colégio Medianeira e das escolas do Projeto Parcerias a respeito das experiências e vivências pedagógicas realizadas na região italiana de Reggio Emilia, no dia 22 de agosto. Considerada um dos casos de maior sucesso da Educação Infantil em todo o mundo, a inovação pedagógica proposta na cidade foi resultado da destruição causada pela Segunda Guerra Mundial e da necessidade premente de reconstrução social e cultural vislumbrada por um grupo de professores.

Segundo Pagano, o “segredo” da experiência vivenciada em Reggio Emilia é que o educador está atento às crianças e consegue valorizar a maneira como cada um aprende sem subestimar as suas capacidades e habilidades. “A criança é um ser competente, pois é capaz de fazer muitas coisas”, explica.

Sob a ótica do estudante infantil como sujeito ativo no processo de aprendizagem, o diretor acadêmico do Medianeira, Fernando Guidini, observa que é preciso pensar um projeto pedagógico que atenda à criança e suas especificidades. “Como podemos desenvolver um currículo que atenda à infância, aos atuais estudos da sociologia da infância e àquilo que vem pela Base Nacional Comum Curricular? Temos que pensar um projeto centrado na criança e para a criança”, comenta Guidini.

Para Danielle Stapassoli, coordenadora do Parcerias e responsável pelo Serviço de Orientação Pedagógica (SOP) do 4º e 5º anos, a palestra do professor Pagano representa uma importante experiência de capacitação. “A conversa significou uma comunhão com tudo aquilo que qualifica a Educação Infantil e também um anseio por novas e melhores possibilidades de projetos e processos pedagógicos”, diz a educadora.

Diálogo

Apesar das diferentes realidades vivenciadas no Brasil e na Itália, existe um forte diálogo entre o Projeto Político-Pedagógico (PPP) do Colégio Medianeira e a proposta educativa de Reggio Emilia. Na visão de Stapassoli, a principal confluência é justamente a preocupação com a formação de sujeitos capazes de ler, interpretar e se adaptar aos mais diversos contextos por meio das conexões entre as diversas área do conhecimento. “Pensando dessa forma, o estudante estará mais preparado para se adaptar às exigências do seu contexto, aprenderá a lidar melhor com as frustrações, conflitos, incertezas e improvisos, próprias da vida e do trabalho”, avalia.

Curiosidade

O processo de aprendizagem da Educação Infantil precisa ser pautado pela descoberta e pela curiosidade. Para o professor, os pequenos estão sempre procurando respostas e fazendo perguntas. “A criança é um ser rico porque tem sempre um olhar novo para a realidade”, comenta Pagano, e completa afirmando que o mais importante não é a noção de certo ou errado, mas o valor da troca de experiências.

Nesse sentido, como exemplifica Stapassoli, é preciso que o educador esteja preparado para fazer a mediação entre o conhecimento e o estudante, permitindo também a interação entre os diferentes atores de uma escola. Os desafios da contemporaneidade precisam ser a força motriz da escola de hoje, colocando a aprendizagem plural e qualificada.

De acordo com Fernando Guidini, o professor Pagano mostra que é possível construir um currículo para a Educação Infantil a partir da realidade das crianças e atendendo ao seu cotidiano. “É a partir das realidades social e cultural, da curiosidade e daquilo que é a relação com o ambiente que podemos pensar campos de experiência, articulando projetos e, diante disso, formando pessoas”, afirma.

 

Fonte: Colégio Medianeira (Curitiba/PR)

Compartilhe

AnteriorAnteriorEspaço Magis BH abre inscrições para Retiro Inaciano de Projeto de Vida
PróximoLivro de professor de Teologia é lançado na UnicapPróximo

Últimas notícias

Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Valdivino Teixeira de Carvalho, SJ

Comunidade da Unicap celebra Missa de Natal em clima de despedida ao reitor Padre Pedro Rubens

Universidades jesuítas: promovendo uma missão compartilhada de transformação social

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados