Turma da manhã
Unidade do Projeto Pescar, mantida pela ASAV (Associação Antônio Vieira), formou 38 jovens no mês de dezembro. Após 11 meses participando do grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Unidade Pescar, os estudantes receberam o diploma no Auditório do Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS).
O projeto que oferece para adolescentes de 15 a 17 anos, curso de informática, além de um conjunto de aulas socioeducativas e de formação, busca dar a oportunidade para que cada jovem amplie seus conhecimentos e desenvolva competências e habilidades para a vida profissional.
As aulas socioeducativas e de formação abordam a cidadania, a gestão para o trabalho, além de trabalhar com os jovens o teatro, o esporte, a espiritualidade, aprofundando a vivência social por meio de atividades técnicas, recreacionais e culturais, ajudando a fortalecer o protagonismo juvenil.
“Quando chegamos ao final de cada ano, esperamos que o jovem tenha adquirido conhecimento básico na área de informática e consiga se inserir de alguma forma no mundo do trabalho, mas o mais importante é perceber que o adolescente ressignificou sua visão de mundo, as relações com a família, com a comunidade e com a sociedade”, relatou o Assistente Social, Vinícius Américo, que acompanha os jovens ao longo do ano. No próximo dia 4 de fevereiro, 40 jovens darão início a uma nova turma.
Turma da tarde
Vivência
Depois de diversas atividades em sala ao longo do ano, os estudantes conheceram como é o dia a dia dentro de uma empresa. As duas turmas da Unidade do Projeto Pescar, participaram durante 2 semanas das rotinas de trabalho na ASAV, no Colégio Anchieta e na Unisinos Porto Alegre. Dez estudantes ficaram na Associação Antônio Vieira, divididos nos setores de Recursos Humanos, Comunicação e Marketing, Secretaria Executiva, Recepção e Informática.
Adaptado de: ASAV