home

Projeto Social da FEI oferece curso preparatório para vestibular e Enem

Alunos da FEI organizaram cerimônia de formatura com entrega de certificados para os formandos da turma de 2022. / Foto: Divulgação FEI.

Criado pelo Departamento de Ciências Sociais em 2013, o Cursinho FEI já impactou muitas vidas e transformou muitas histórias de jovens estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de São Bernardo do Campo (SP) e região, ajudando-os a se prepararem para os processos seletivos, por meio do trabalho voluntário realizado pelos alunos do Centro Universitário FEI. Em sua composição atual, o Cursinho é mantido por cerca de 11 estudantes, que atuam como monitores e conduzem aulas de biologia, química, história, português, redação, matemática, física, geografia – entre outras temáticas abordadas em provas de vestibular e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

No último dia 11 os alunos da FEI realizaram a cerimônia de formatura para a turma de 2022. No total, 25 estudantes receberam certificados de conclusão do Cursinho. O evento, promovido no Campus de São Bernardo do Campo, reuniu também familiares e amigos dos formandos. 

Durante a cerimônia de formatura da turma de 2022, houve, ainda, a participação do professor Roberto Baginski, Chefe do Departamento de Física, e um dos docentes apoiadores do projeto. Em entrevista, o professor destacou o protagonismo dos alunos e se emocionou ao falar sobre o engajamento dos estudantes na missão da FEI, de formar uma sociedade mais desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão. “O Cursinho tem diversos aspectos positivos. Ele mostra a preocupação dos nossos alunos em contribuir com a sociedade. É um trabalho de voluntariado intenso, exigente e que demanda muita dedicação. Trata-se de uma contribuição de melhoria para a sociedade como um todo, por meio da educação, que é a cultura da própria FEI. Eles são protagonistas no que fazem e estão participando desta missão na prática”, explicou. 

De acordo com o aluno Gabriel Oliveira, do curso de Engenharia Mecânica e atual diretor do Cursinho FEI, as turmas são abertas sempre no início de cada ano letivo e os estudantes interessados podem permanecer o tempo em que considerarem necessário para os seus estudos. As aulas são realizadas semanalmente, de segunda a sexta-feira, com calendário também organizado pelos alunos da FEI, sob apoio e orientação do corpo docente da instituição. 

“Nós temos uma responsabilidade social muito grande com o Cursinho. Embora não tenhamos a formação acadêmica válida para dar aulas de licenciatura, nós temos um entendimento do quão importante é essa formação para esses estudantes. Então, o nosso grande desafio é justamente engajá-los, fazer com eles participem das aulas. Porque não é simplesmente um cursinho, mas sim uma iniciativa que apoia e que forma humanamente, profissionalmente e socialmente também”, destacou Gabriel Oliveira. 

Os candidatos interessados em ingressar na turma de 2023 do Cursinho FEI devem acompanhar as datas para o processo seletivo por meio do site do projeto (https://cursinhofei.com/inscreva-se/). O mesmo vale também para os alunos da FEI que estiverem interessados em integrar o grupo de monitoria do Cursinho. As inscrições já estão abertas e disponíveis para acesso no mesmo link. 

Registro da atual equipe de monitores do Cursinho FEI. /Foto: Divulgação FEI.

Fonte: Centro Universitário FEI

Compartilhe

Últimas notícias