Os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Medianeira receberam a visita do deputado estadual Tadeu Veneri (PT), em abril. A atividade faz parte do projeto Theorein, que teve início em 2012 nas disciplinas de Filosofia/Sociologia e se tornou um instrumento importante para a inserção dos alunos na vida política de Curitiba e do Paraná.
O objetivo do projeto é levar os alunos do Ensino Médio a compreender, participar e agir no cenário da política curitibana e paranaense, buscando fortalecer o processo democrático para que, assim, haja justiça social nas relações entre a classe política e a população. Para a professora Claudia Miranda, do Serviço de Orientação Pedagógica, é importante que os alunos se questionem sob o ponto de vista político, para além da polarização partidária entre direita e esquerda.
Se para uma boa parte da população a política parece algo distante e inalcançável – sendo associada, aliás, a coisas ruins –, o aluno Robert Marques exaltou a postura do deputado ao vir até a escola para conversar com os estudantes. “Ele respondeu todas as questões, mesmo aquelas que o botavam contra a parede”.
Ao ser questionado sobre a importância dos jovens estarem inseridos nas discussões políticas, Tadeu Veneri afirmou: “é extremamente importante que, desde cedo, eles estejam engajados nas questões políticas, mesmo que as instituições não estejam dispostas a abrir espaços como esse”.
Origem
O termo Theorein é mais bem explicado a partir do planejamento específico do Núcleo de Ciências Humanas do Medianeira: “a palavra theorein (teoria) é de origem grega e significa observar. O termo costumava ser usado no contexto da observação de uma peça de teatro. A transformação semântica conferiu-lhe um sentido mais intelectual, passando a aplicar-se à capacidade de olhar a realidade para além da experiência sensível, compreendê-la e discursá-la (ver, compreender e dizer)”.
A intenção do Colégio Medianeira é que a pesquisa e as atividades desenvolvidas pelos alunos ajudem a política da cidade, por meio do acompanhamento dos projetos de lei e da postura social dos representantes no Legislativo.
Fonte| Colégio Medianeira (PR)