home

Província dos Jesuítas do Brasil completa 7 anos

Há exatos 7 anos, um novo caminho começou a ser trilhado pela Companhia de Jesus no Brasil. Com a criação de uma única Província no país, em 16 de novembro de 2014, surgia também uma nova estrutura de governo, com uma só  missão, integrando jesuítas e colaboradores de múltiplas regiões e culturas, que enriquecem as frentes de atuação em todo o território nacional. Hoje, o corpo apostólico da Província é composto por mais de 400 jesuítas e 8 mil colaboradores, unidos em torno de um objetivo comum: a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, que se espelha nos ensinamentos de Jesus Cristo.

Essa realidade é fruto de um caminhar iniciado há 500 anos, com a conversão de Santo Inácio de Loyola, após ser ferido por uma bala de canhão. Momento que está sendo celebrado desde 20 de maio de 2021 e que se estenderá até 31 de julho de 2022.  O Ano Inaciano, convocado pelo Superior Geral dos Jesuítas, Pe. Arturo Sosa,  é um tempo de graça, em que somos chamados a experimentar um novo entusiasmo interior e apostólico, uma nova vida e novos caminhos para seguir o Senhor, assim como fez o fundador da Companhia de Jesus. Um ano para renovar o nosso modo de sentir, olhar e viver a espiritualidade nos dias atuais.

Outro ponto importante para a Província dos Jesuítas do Brasil é a construção do seu novo Plano Apostólico, que deverá inspirar a vida e a missão da Companhia de Jesus para os próximos cinco anos no país, a partir das reflexões mais urgentes da realidade contemporânea e das Preferências Apostólicas Universais. 

“Justamente neste tempo de graça do Ano Inaciano, em que comemoramos os 500 anos da conversão de Santo Inácio, temos a oportunidade, por meio deste Plano Apostólico, de consolidar a nossa Província, olhar as nossas culturas diversas por regiões e por núcleos que nos organizam no dia a dia dos nossos trabalhos e da nossa vida”, destaca o Provincial dos Jesuítas no Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda.

Que Deus possa continuar abençoando a missão da Província dos Jesuítas do Brasil, que busca a continuidade do legado de Santo Inácio de Loyola com amor e espírito fervoroso.

 

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários