A Província dos Jesuítas do Brasil sedia, nesta semana, o Encontro de Delegados de Espiritualidade 2025 da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (Cpal). Com momentos de oração, partilha e planejamento dentro do método da conversação espiritual, o evento está sendo realizado na Cúria Provincial, no Rio de Janeiro (RJ).
A abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira (24), com uma celebração eucarística, presidida pelo Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, provincial dos jesuítas do Brasil. A partir da Primeira Preferência Apostólica Universal da Companhia de Jesus, os participantes terão a oportunidade de compartilhar experiências e fortalecer a missão em comum. Uma das propostas do encontro é que os delegados também possam revisitar os Exercícios Espirituais, refletindo sobre suas linguagens e formas de apresentação de Deus no mundo atual.
O evento conta com representantes de diferentes países: Pe. José Luis Serra, SJ (México), Pe. Carlos Ramón Canillas, SJ (Paraguai), Pe. Erick Hernández, SJ (Centro América), Pe. Agustín Rivarola, SJ (Argentina e Uruguai), Pe. Jaime Covarrubias, SJ (Chile), Pe. Javier Vidal, SJ (Antilhas), Pe. José Luis Gordillo, SJ (Peru), Pe. Javier Antonio Torrez, SJ (Venezuela), e Pe. Duval Delgado, SJ (Equador). Também estão presentes a coordenadora da Comissão de Espiritualidade da Cpal, Selia Paludo, e o presidente da entidade, Pe. Rafael Garrido, SJ. O anfitrião é o secretário para a Colaboração, Fé e Espiritualidade da Província Brasil, Pe. Laércio de Lima, SJ.
O encontro ainda terá a participação de convidados especiais para enriquecer os momentos de formação e reflexão. Entre os palestrantes, estarão Pe. França Miranda, SJ, professor emérito do Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Maria Clara Bingemer, professora de Teologia na PUC-Rio, e Pe. Edson Tomé, SJ, secretário para a Juventude e Vocações.