O Rio Grande do Sul vive uma tragédia sem precedentes, que tem deixado cidades submersas e, consequentemente, um grande número de desabrigados, desaparecidos e vidas perdidas. Estima-se que 1,4 milhão de pessoas estão sofrendo com os impactos das fortes chuvas e enchentes. Diante desse momento tão sofrido, o provincial da Companhia de Jesus no Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, enviou uma carta de solidariedade à população riograndense, destacando também o empenho da Província em ajudar no que for possível.
“O nível das águas continua elevado e estamos ainda distantes de uma resolução, o que nos convoca a todos a um estado de alerta, mas sobretudo de solidariedade e apoio”, ressaltou o provincial. Ele acrescentou que, felizmente, não tem sido necessário motivar a solidariedade: “Desde o início dos temporais e das enchentes, as comunidades e instituições abriram-se para ajudar as vítimas, sem medir recursos ou esforços. A atuação dos colaboradores, jesuítas e leigos, das famílias, dos paroquianos, dos profissionais, dos alunos e pais de alunos reafirma a nossa convicção de que ‘o amor se mostra mais em obras do que em palavras’”.
A Companhia de Jesus no Brasil mantém várias instituições no Rio Grande do Sul, como o Colégio Anchieta, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), o Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei), o Centro de Fé e Alegria – Vila Farrapos, a Paróquia da Santíssima Trindade, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus (Padre Reus), entre outras. Desde o início dos temporais e das enchentes, jesuítas e colaboradores presentes no estado mobilizaram-se para ajudar as vítimas, sem medir esforços e recursos.
As instalações da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) estão abrigando, no momento, 1.500 pessoas, que têm recebido assistência completa. A Casa da Juventude Morro do Sabiá, pertencente ao Colégio Anchieta, também tem servido de abrigo para 150 pessoas, que também estão recebendo acolhimento integral.
#foogallery-gallery-37255 .fg-image { width: 400px; } #foogallery-gallery-37255 { --fg-gutter: 10px; }Além da preocupação com as vítimas da tragédia, a Companhia de Jesus e a equipe nacional da Fundação Fé e Alegria já estão em articulação para que o Centro Vila Farrapos retome suas atividades o mais rápido possível. A instituição, que atende cerca de 150 beneficiários, foi fortemente atingida, ficando submersa, o que levou à perda de todos os seus equipamentos. “Como sabemos, os mais vulneráveis são aqueles que mais precisarão do nosso apoio”, reforçou Pe. Smyda.
Ainda em sua mensagem, o provincial dos Jesuítas do Brasil finalizou dizendo que, diante de tantas dores da nossa Casa Comum tão ferida, “continuaremos buscando respostas concretas. E, por ora, enviamos nosso abraço solidário a todos, especialmente aos companheiros e amigos que estão no Rio Grande do Sul e às vítimas desta tragédia. Continuemos a elevar a Deus nossas preces e a manifestar aos irmãos o nosso apoio”.
Saiba como ajudar:
PIX Colégio Anchieta APM – Ajuda aos atingidos pelas chuvas
Campanha Solidariedade Unisinos
Unisinos solidária – Dados para depósito






