Entre os dias 01 e 03 de março, o provincial do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, realizou visita apostólica em Manaus (AM) com o objetivo de fortalecer ainda mais os laços entre a Província e as obras jesuítas na região amazônica.
A agenda contou com encontros com as comunidades jesuítas de São Francisco Xavier e Padre João Bosco Burnier, além de diálogos com colaboradores que atuam em várias frentes, como o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), o Serviço Inaciano de Espiritualidade (Sies), a Casa de Retiro Ir. Vicente Cañas e a Fundação Fé e Alegria Manaus.
“Esse foi, sem dúvidas, um momento muito significativo para todos nós, conectando-nos não só com a Província do Brasil, mas também com a Companhia de Jesus globalmente”, destacou Pe. Sandoval da Rocha, SJ, coordenador no Núcleo Apostólico Manaus, acrescentando: “Ouvir as preocupações e os desafios, enquanto recebemos orientações do provincial, fortalece nossa união e propósito”.
A presença física do provincial em meio às atividades locais não foi apenas simbólica, segundo Pe. Sandoval, ela representou um comprometimento palpável com as questões prementes da Amazônia. “Além de reforçar nosso compromisso local, a presença do Pe. Smyda oferece um suporte moral vital para enfrentarmos os desafios. Sua conexão com a nossa realidade fortalece a integridade da missão jesuíta”, ressaltou.
Além dos diálogos enriquecedores, em que as vozes locais puderam ser ouvidas, a visita possibilitou também momentos de reflexão sobre a conexão global da Companhia de Jesus. Na ocasião, o provincial partilhou orientações globais, reforçando a sinergia existente entre as obras da Amazônia e a visão mais ampla da Ordem religiosa.