home

Publicação da PUC-Rio incentiva produção de artigos acadêmicos

Na tentativa de incentivar a escrita acadêmica dos estudantes de graduação da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), a Pastoral Universitária Anchieta – Espaço da Juventude lançou a publicação Dignidade Re-Vista. Para o segundo semestre de 2017, os alunos são convidados a escrever artigos, a partir de sua área de estudo no ambiente acadêmico, que se relacionem com o tema da edição: pluralismo cultural e religioso. É uma oportunidade de tecer laços entre os direitos humanos e as possíveis áreas profissionais.

O projeto da revista foi elaborado a partir das dificuldades que os estudantes de graduação da universidade tinham ao ingressar no mestrado, pois muitos não possuíam artigos publicados em revistas ou periódicos acadêmicos. Mesmo com a produção de artigos, contados como hora complementar, são poucas as publicações que permitem a escrita científica de universitários de graduação.

A primeira edição foi lançada em 2016 com o intuito de promover o debate interdisciplinar sobre os Direitos Humanos e valores éticos e cristãos. O tema de abertura – Direitos Humanos – trouxe uma excelente participação dos estudantes da universidade. Já a revista do segundo semestre abordou as relações trabalhistas e os direitos humanos, tema abordado durante todo o ano no curso de extensão Projeto de Vida – Formação Complementar em Direitos Humanos. Agora, em sua terceira edição, a Dignidade Re-Vista está em fase de revisão dos artigos feita pelo conselho editorial que conta com diversos professores da PUC-Rio e de outras universidades do Brasil e será publicada em julho desse ano.

A Dignidade Re-Vista está disponível na página on-line da Editora PUC-Rio. Clique aqui para consultar e fazer o download dos artigos.

Fonte: PUC-Rio (Rio de Janeiro/RJ)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários