home

Publicação reúne a história moderna da Companhia de Jesus

A Companhia de Jesus dos antigos regimes no mundo contemporâneo (no original La Compagnie de Jésus des Anciens Régimes au monde contemporain) é uma publicação de 764 páginas que apresenta em 37 ensaios a história moderna da Ordem jesuíta, abrangendo do século XVIII ao século XX.

O volume é uma co-publicação entre Institutum Historicum Societatis Iesu e L’École française de Rome, com a colaboração do Pontifício Gregoriano Universidade, de Roma (Itália). Editado por Pierre-Antoine Fabre, Patrick Goujon, SJ, e Martín M. Morales, SJ, o trabalho é multilíngue, multidisciplinar e abrange uma ampla paisagem cronológica, geográfica e temática no campo da história, tendo a Supressão papal (1773) e a Restauração (1814) da Companhia mundial como orientação principal.

Até recentemente, a história jesuíta moderna recebeu atenção acadêmica relativamente limitada. O material será capaz de orientar pesquisadores nas riquezas do período e situar a Companhia nos estudos históricos de forma mais ampla, apresentando a história posterior da “Velha Companhia”, o período provisório da Supressão (1773-1814) e a “Nova Companhia” (da Restauração); além de fornecer uma janela para as grandes rupturas da história europeia, os principais eventos da história católica moderna e da globalização inicial. 

Para saber mais e conferir a publicação, acesse: http://bit.ly/3aO5mZR

Fonte: Cúria Geral

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários