A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) anunciou a criação da Cátedra Guido Schäffer de Esporte, Fé e Cultura, uma iniciativa inovadora no Brasil com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A criação da Cátedra é um desdobramento do primeiro encontro mundial de delegados da pastoral do esporte, realizado em maio de 2024 no Dicastério para a Cultura e Educação, em Roma (Itália). A proposta visa aprofundar as relações entre fé, esporte e cultura, promovendo estudos que possam fundamentar a prática pastoral do esporte e o trabalho do próprio Dicastério.
Com a Cátedra, a PUC-Rio busca também fortalecer as devoções a Guido Schäffer, jovem médico, seminarista e surfista carioca, recentemente declarado Venerável pela Santa Sé. Guido é lembrado não só por sua devoção, mas também por sua capacidade de unir esporte e espiritualidade, oferecendo inspiração para jovens e adultos.
O lançamento da Cátedra ocorreu durante o Jubileu de Ouro Sacerdotal de dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio e grão-chanceler da PUC-Rio, contando com o apoio do cardeal Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação. Em mensagem, o cardeal afirmou que a criação da cátedra “representa um passo fundamental no modo de olharmos o esporte como um campo emergente de evangelização.”
Segundo o reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso, SJ, a iniciativa inspira-se nas palavras do Papa Francisco, que afirma que o esporte é um bem educativo e social: “Queremos ser uma ‘universidade em saída’, que vá ao encontro das pessoas, promovendo a amizade social. Acreditamos que a Universidade Católica deve servir à sociedade, promovendo ações que favoreçam a todos, especialmente os mais pobres.”
A Cátedra Guido Schäffer de Esporte, Fé e Cultura promoverá atividades acadêmicas, encontros e eventos para a comunidade, incentivando o diálogo e o crescimento pessoal e espiritual, especialmente entre os jovens.
Com informações do Vatican News