
Foi publicado na sexta-feira (26), no Diário Oficial da União, o Edital nº 15, do Ministério da Educação (MEC), que altera o edital nº 5, de 30 de abril de 2024, que trata da chamada pública para habilitação de instituições de educação superior mantidas por unidades hospitalares para autorização de curso de graduação em Medicina.
O novo texto permite que as instituições comunitárias de ensino superior, como a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), possam oferecer graduação de Medicina, desde que tenham parceria com unidade hospitalar de natureza pública no mesmo município.
O edital era a peça-chave que faltava para a PUC-Rio lançar seu curso, um pleito que já se estendia por dez anos. De acordo com a instituição de ensino, o curso deve ser oferecido já em 2026, com 108 vagas por ano. Há 70 anos, a PUC-Rio já oferece cursos de pós-graduação na área médica em diversas especialidades, como Psiquiatria, Neurologia, Cardiologia, e Cirurgia Plástica, com médicos renomados nacional e internacionalmente, como Ivo Pitanguy e Paulo Niemeyer.
“O edital divulgado pelo MEC abre um caminho novo, acolhendo as universidades comunitárias, que são instituições sem fins lucrativos, como a PUC-Rio, e que agora têm a oportunidade de oferecer seus cursos de graduação em Medicina. O edital reforça como critério de seleção o compromisso com a saúde pública. É um dia histórico para a PUC-Rio, mas também para as universidades comunitárias, que têm um modelo democrático e comprometido com a educação de qualidade no país”, explicou o reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Pedroso.
A Prefeitura do Rio já colocou à disposição da PUC-Rio 757 leitos de seus equipamentos de saúde para o futuro curso. A medida foi encaminhada por ofício pelo secretário de Saúde, Daniel Soranz, à PUC-Rio, em agosto. Serão disponibilizados os Hospitais Miguel Couto, Ronaldo Gazzola, Souza Aguiar, Hospital do Andaraí, Instituto Pinel, Hospital Rocha Maia e as Maternidades da Rocinha e Maria Amélia, além de sete clínicas da família e sete unidades municipais de saúde.
Em dezembro de 2023, a PUC-Rio e o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF) já tinham firmado convênio para transformar o hospital em centro de ensino, pesquisa e extensão em saúde, o que permite ampliar o atendimento do hospital, hoje com 260 leitos ativos, para até 800 leitos.
“O caminho para o tão sonhado curso de graduação em Medicina da PUC-Rio está finalmente aberto. Essa é uma conquista histórica para a universidade, que já tanto contribuiu para o nosso país, e para a cidade do Rio, que tem no seu DNA ser um polo de conhecimento. Quero agradecer a sensibilidade do Ministério da Educação que com esse novo edital permitirá que a PUC, em parceria com a Prefeitura do Rio, possa pleitear seu merecido curso de Medicina. Tenho certeza do compromisso da PUC com a excelência nos estudos, com a inclusão social por meio do seu programa de bolsas e que esse curso trará para o Rio grandes talentos do país inteiro”, comemora o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.




