O projeto Skin One, voltado para o tratamento e controle de lesões decorrentes de longos períodos de internação, começou a ser implantado no Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ), localizado na Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ).
O Skin One é uma plataforma que usa inteligência artificial para identificar a gravidade e a natureza das lesões dos pacientes. Por meio do cruzamento de dados, baseados no processamento de imagens, a ferramenta indica aos profissionais de saúde os protocolos a serem adotados para a cura e alta rápida dos pacientes.
O projeto é resultado de uma parceria entre o HSF-RJ e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que teve início em 2023. A plataforma foi desenvolvida no Laboratório de Engenharia de Software da universidade e posiciona a PUC-Rio como uma “promotora de saúde”, segundo o seu reitor, Pe. Anderson Antonio Pedroso, SJ. “Queremos posicionar a PUC-Rio cada vez mais como uma universidade promotora de saúde. A pesquisa precisa de espaço para ser colocada em prática e, aqui, temos a chance de impactar a vida das pessoas e o trabalho dos profissionais de saúde”, disse o religioso.
O coordenador executivo do Laboratório de Engenharia de Software, André Lucena, destaca que, no Brasil, a área de saúde é carente de pesquisas com inteligência artificial, recurso que pode ajudar a população de formas diversas. “A tecnologia pode ajudar na prevenção de diversas questões de saúde, e é maravilhoso impactar vidas, criar protocolos de saúde que sejam aplicados a outros hospitais, é uma área relevante que nos motiva diariamente”, afirmou o desenvolvedor do Skin One.
Com objetivo de se tornar um “centro de referência em ensino e pesquisa”, o Hospital São Francisco, por meio do seu diretor executivo, Márcio Nunes, celebra a parceria com a PUC-Rio. “O hospital tem o objetivo de se tornar um centro de referência em ensino e pesquisa, e a parceria com a PUC contribui muito com isso. O Skin One, por exemplo, pode levar pacientes a uma alta hospitalar mais rápida, e esse é apenas o primeiro dos projetos da nossa parceria”, celebrou Nunes.
Alinhada às demandas contemporâneas, a PUC-Rio anunciou, em dezembro, a criação do Instituto de Inteligência Artificial, que reunirá ensino, pesquisa e extensão focados em IA e inovação. Para abrigar o instituto, a universidade está construindo um prédio, com 3,3 mil metros, onde será oferecida uma graduação em Inteligência Artificial. Os alunos contarão com salas de aula, laboratórios e um auditório. As aulas terão início no segundo semestre deste ano.
Fonte: Diário do Rio