
A competição tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela Química, influenciar na melhoria do ensino e aumentar o contato desses jovens com as universidades. Além disso, a competição regional visa identificar os alunos talentosos em Química e prepará-los para a Olimpíada Brasileira de Química. Em 2012, cerca de 2.500 alunos participaram da primeira fase e aproximadamente 300 passaram à etapa seguinte.
Os professores que representarão suas escolas na competição estadual e os alunos interessados podem se inscrever pelo site www.dctc.puc-rio.br/olimpiadasquimica até 9 de agosto.
Na segunda fase, como a competição é realizada simultaneamente com a prova “Desafios em Química” da PUC-Rio, com provas rigorosamente iguais, os dois primeiros colocados entre os competidores do 3º ano do ensino médio, se inscritos no vestibular da universidade, ganharão também bolsa integral para estudar Química na PUC-Rio.
A Olimpíada Estadual é a primeira etapa para chegar à competição internacional. Os 20 melhores de cada uma das categorias EM1 e EM2 (alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, respectivamente) da OQRJ 2013 poderão participar da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2014.
Fonte: Assessoria Puc-Rio