
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) vai receber, entre os dias 11 e 12 de novembro, o III Simpósio de Inovação Educativa da Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (Ausjal), uma rede de 30 universidades jesuítas em 14 países da região, que visa promover colaboração e fortalecimento da missão e do compromisso social dessas instituições.
O encontro, que irá contar com diversos palestrantes internacionais e especialistas acadêmicos, tem como meta refletir sobre o acompanhamento Integral na Educação Jesuíta, analisando seu impacto na experiência universitária e explorando o papel da Inteligência Artificial como ferramenta de aprendizado.
O reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso, SJ, que também é presidente interino da Ausjal, será responsável pela abertura do evento. Ele dará início ao primeiro dia de debates que terá como tema o Apoio Integral e seu impacto na educação.
“Este Simpósio é um momento de grande importância para todos nós que acreditamos no poder transformador da educação. Ao reunir universidades jesuítas de diferentes países da América Latina, criamos um espaço para pensar estratégias conjuntas que respondam aos desafios globais e locais com criatividade, solidariedade e rigor acadêmico. Para nós, jesuítas, inovar é também olhar para a pessoa em sua totalidade, reconhecendo que a educação deve formar não apenas profissionais competentes, mas cidadãos comprometidos com a justiça, a paz e a sustentabilidade”, afirma o reitor.
O segundo dia irá abordará a “Inteligência Artificial e Inovação no Apoio Educacional”, por meio da ética e humanismo digital na educação jesuíta, além de desafios e oportunidades para universidades Jesuítas.
Entre os palestrantes confirmados estão grandes nomes da Educação, como Fernando Reimers (Harvard University); Dr. Luis Medina Gual (Universidad Iberoamericana CdMx); Javier Carrera (Diretor Nacional da PUCE Virtual); Renato Cerqueira (PUC-Behring Instituto de Inteligência Artificial); Maria Adelaida Farah (Pontifícia Universidad Javeriana): Tatiana Valencia (Pontifícia Universidad Jesuita Cali); Gonzalo Bengoecha (Universidad Católica de Córdoba).
A Ausjal tem como objetivo desenvolver projetos conjuntos com base nas prioridades estratégicas para buscar maiores contribuições das instituições de ensino superior para suas sociedades.
Veja aqui a programação completa: http://www.ausjal.org/simposioausjal2025/
As inscrições podem ser realizadas por meio do link: https://ausjal.eventos.puc-rio.br/




