home

Qualificação profissional na ESAR

25.05.2016-escola-afonoso-rodriguez-estagio-1

Os alunos do Ensino Médio integrado aos cursos técnicos em Informática e Relações Humanas, da Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR), estão fazendo estágio na própria instituição. Há ainda um grupo de estudantes que estagia na Escola Materno Infantil Padre Pedro Arrupe (EMIPA), que também integra à Rede Jesuíta de Educação (RJE), em Teresina (PI).

Dividido em grupos, os alunos do curso Técnico em Informática trabalham a parte de desenvolvimento de sistemas, na ESAR. Os produtos criados por eles serão usados na própria escola, no Colégio Diocesano e no Centro Social Pedro Arrupe. Os jovens fazem visitas esporádicas a esses locais para conhecer as demandas de cada um. “É muito importante que eles não fiquem só na teoria e possam praticar desenvolvendo sistemas para o mercado”, destaca o supervisor do estágio, na parte de programação, professor Edson Alves.

Já os grupos que colaboram na EMIPA fazem semanalmente a manutenção dos computadores da escola. “A grade curricular do curso exige que eles cumpram 320h de visita técnica ou estágio”, explica o supervisor do estágio, na parte de suporte, professor Rildon Santiago. O docente ainda ressalta que, com o estágio, os alunos podem vivenciar o dia a dia da profissão. “A vivência nos qualifica para que consigamos um bom emprego lá fora”, afirma o estagiário Ítalo Emanoel.

Simulando as situações que podem acontecer em uma empresa real, os estudantes do curso Técnico em Relações Humanas praticam os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Com a orientação da professora Alessandra Cronemberger, eles vivenciam na ESAR o cotidiano da profissão, desde a criação de empresas ao treinamento de funcionários. “Os alunos precisam ter contato com as rotinas administrativas da organização, pois, com a simulação, eles ainda podem conhecer os diversos ramos de atuação”, reforça a professora.

 

Fonte: Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários