home

Rede Século 21 abre inscrições para Exercícios Espirituais em EAD

A Rede Século 21 está com inscrições abertas para a 3ª Turma dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, que serão oferecidos pela modalidade EAD (Educação a Distância). A iniciativa, que teve início em julho de 2016, visa facilitar o acesso das pessoas à espiritualidade inaciana. Ao todo, mais de 1.750 pessoas já vivenciaram os EE (Exercícios Espirituais) por essa modalidade.

Divididos em 4 etapas, chamadas de módulos [veja abaixo], os Exercícios Espirituais serão realizados on-line. Os participantes contam com o apoio de orientadores, pessoas com vasta experiência na espiritualidade inaciana e que estarão disponíveis nos fóruns para tirar dúvidas e auxiliar em todo o processo.

Segundo o padre Eduardo Dougherty, idealizador da Rede Século 21 e fundador da ASJ (Associação do Senhor Jesus), o acompanhamento espiritual é muito importante, porém, como o Brasil é um país continental, com lugares muito distantes dos centros inacianos, às vezes, falta tempo e recursos para as pessoas que desejam se aprofundar nos EE. Ele ressalta que “é uma grande alegria poder compartilhar a espiritualidade inaciana com pessoas de diferentes lugares do Brasil e do mundo, por meio do EAD”.

Cada encontro é composto por um vídeo, com duração média de 10 minutos, material de apoio (alguns encontros não terão material de apoio), momento pessoal de oração e reflexão no fórum de debates. “As pessoas terão acesso a todo o conteúdo por meio da internet. Além de assistir aos encontros, os participantes serão convidados a fazer o seu caminho de oração, a sua própria experiência com os EE”, explica Bethania Reis do Marco, responsável pelo setor de EAD da Rede Século 21.

O envolvimento e o comprometimento de cada pessoa são essenciais para vivenciar os Exercícios Espirituais. Segundo Bethania, o material foi todo pensado para facilitar um ambiente de oração, porém o participante não deve só assistir os vídeos, mas precisa também trilhar o seu próprio caminho de oração, fazendo as meditações, partilhando-a com seu acompanhante nos fóruns e reservando ao menos 30 minutos diários para a oração. “Ao preparar-se para acessar a internet e assistir aos encontros, a pessoa deverá criar um espaço próprio para a oração, com um ambiente silencioso. Deverá ter como propósito que nesse momento não acessará outros sites na internet, não se deixará distrair por outros atrativos, como mensagens, ligações e notificações de redes sociais. É um momento de oração, um retiro e por isso ele deve ‘retirar-se’ mesmo que momentaneamente dos outros ambientes, os reais e os virtuais”, orienta.

ETAPAS

Módulo 1

No primeiro módulo, os participantes começam a compreender os Exercícios Espirituais. “Nessa etapa, as pessoas passam a perceber que os EE são como um caminho, um roteiro de oração que tem o objetivo de favorecer um encontro com Deus, por meio da oração”, afirma Bethania Reis do Marco, responsável pelo setor de EAD da TV Século XXI.

Módulo 2

No segundo módulo, os participantes serão levados a experimentar a misericórdia de Deus, por meio de uma purificação interior.

Módulo 3

O terceiro módulo compreende a Jornada Inaciana, a Reforma de Vida (Eleição), características da vida pública de Jesus e as Regras de Discernimento.

Módulo 4

O quarto e último módulo tem o objetivo de ensinar os métodos de discernimento. Auxilia, por meio da oração, a discernir aonde o Espírito Santo nos quer conduzir para vivermos como discípulos (as) de Jesus, colaborando na construção do Reino.

 

Serviço

Os Exercícios Espirituais começam no dia 23 de janeiro.

Faça sua inscrição pelo site www.eadseculo21.org.br/ead

Para mais informações, clique aqui e faça o download do guia do aluno.

 

 

Fonte: Rede Século 21

Foto: Reprodução

 

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários