home

Região Metropolitana do Recife: calamidade, sofrimento e solidariedade

Há mais de 15 dias, Pernambuco enfrenta fortes chuvas, morte e destruição. As precipitações têm provocado seguidos deslizamentos de barreiras, que já deixaram 129 mortos, 119.523 desalojados e 9.134 desabrigados, totalizando 128.657 pessoas que precisaram abandonar suas casas devido ao temporal. O desastre já é considerado o segundo pior da história do Estado.

Sensibilizado com a situação dramática vivida pelos pernambucanos, o Papa Francisco autorizou a doação de 30 mil euros, em nome da Cáritas Arquidiocesana, após receber uma carta do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, descrevendo a situação emergencial de Pernambuco. A iniciativa da doação partiu do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, que também telefonou a Dom Fernando para prestar solidariedade com a situação. De acordo com o Arcebispo, a quantia doada pelo Papa “soma-se a tantos outros gestos de irmãos e irmãs de Pernambuco, de outros estados do Brasil e até do exterior”. No Domingo de Pentecostes, ao final da oração Regina Coeli, na Praça de São Pedro (Vaticano), o Pontífice disse estar rezando pelas vítimas dos deslizamentos causados pelas chuvas torrenciais ocorridas na Região Metropolitana do Recife.


A Arquidiocese de Olinda e Recife, juntamente com a Cáritas Arquidiocesana e a Cáritas Brasileira Nordeste 2, lançou uma campanha emergencial para ajudar os atingidos pelas chuvas. “Convocamos a todos a ajudar nossos irmãos mais necessitados neste momento de dor e desamparo. A Arquidiocese e as paróquias estão de portas abertas para receber a sua solidariedade e doação. Invocamos as bênçãos de Deus e a proteção materna de Maria a todos os pernambucanos que estão sendo atingidos com as chuvas em nosso estado”, enfatizou o Arcebispo.

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) precisou suspender a maior parte das atividades presenciais, garantindo o final do semestre com aulas remotas. Os riscos continuam, as consequências também. Ao mesmo tempo, a instituição de ensino lançou uma campanha emergencial para ajudar a minimizar o sofrimento das famílias que perderam parentes, suas casas e seus pertences. As doações estão sendo arrecadadas por meio do Pix unicapsolidaria@unicap.br ou da conta corrente 04791-6, do Itaú, agência 8890, CNPJ 11.496.551/0001-04. A Unicap também instalou um ponto de arrecadação de donativos para receber roupas, alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal.


De acordo com o Reitor, Pe. Pedro Rubens,
SJ, a calamidade pública denuncia não somente o grave problema da moradia urbana e a ineficácia das políticas de habitação das nossas cidades, mas também a urgência de repensarmos, como universidade, novas formas de ocupação do espaço urbano, maior proteção das áreas de risco e um novo estilo de vida em sociedade, que promova o cuidado da nossa Casa Comum. Inspirados no Papa Francisco, confirmamos o nosso projeto de um Campus da Ecologia Integral para atividades de Extensão, na periferia de Olinda (conhecida como casa de retiros de Beberibe), quase cinco hectares de área verde, propriedade cercada de casas populares e áreas de risco, onde vivem mais de 160 mil pessoas. Agora, porém, o mais urgente é a solidariedade”.

Fonte: Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

 

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários