Na quinta-feira (05), o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Pe. Anderson Pedroso, SJ, foi eleito presidente da Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (Oducal). A eleição — que se deu durante a XXI Assembleia Geral Ordinária da Organização, na República Dominicana — representa o reconhecimento do trabalho institucional desenvolvido nos últimos anos, ancorado na visão de uma Universidade em saída, com gestão participativa, compromisso social e internacionalização das missões acadêmicas.
Para o Pe. Anderson Pedroso, assumir uma responsabilidade dessa natureza exige não apenas a adesão aos fundamentos da identidade católica das universidades e dos direitos humanos, mas também a capacidade de os reler à luz dos sinais dos tempos. “Sinto-me especialmente interpelado pelas palavras do Papa Francisco aos reitores latino-americanos em 2023, quando destacou o papel transformador da universidade católica na vida dos povos, como promotora do diálogo intercultural, da opção preferencial pelos pobres e da cultura do encontro”, afirmou.
Como presidente, ele enxerga uma gestão orientada pelos princípios de “Fratelli Tutti (2020)”, que o Papa Francisco apresentou como chaves para uma ação social duradoura e fecunda, na intenção de construir, conjuntamente, um Plano Estratégico para a Oducal 2025–2028, em sintonia com o caminho sinodal da Igreja e em preparação para a Assembleia Eclesial anunciada para o ano de 2028. Em seu discurso, o reitor também destacou sua inspiração pelo Papa Leão XIV, reforçando o desejo de escuta e de construção de pontes:
“Estou aqui, antes de tudo, para aprender e estar com os outros. Disponho-me a ouvir mais do que falar. O método é sinodal e o objetivo é a universidade em saída, a Igreja em saída… Temos uma riqueza impressionante de iniciativas — que é o mais importante. Peço humildemente que me ajudem a conhecer mais a realidade e a servir a todos”, declarou Pe. Anderson, lembrando do compromisso diário de toda a comunidade universitária com a justiça social, o cuidado com a Casa Comum e o diálogo entre fé, ciência e cultura.
Diretoria da Oducal – O Brasil assumiu posição de destaque na nova diretoria da Oducal, resultado de uma importante articulação da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec): o padre João Batista, presidente da Anec e reitor do Centro Universitário São Camilo, assume como vice-presidente titular, e o prof. dr. Germano Rigacci Júnior, reitor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), ocupa o cargo de vice-presidente segundo.
Sobre a Assembleia e a votação:
Com o tema Saúde Mental e Cuidado Integral: um Olhar a partir do Pensamento do Papa Francisco, a Assembleia foi promovida pela Pontifícia Universidade Católica Madre y Maestra (PUCMM) e reuniu mais de 130 acadêmicos de 68 instituições. A Assembleia discutiu estratégias de cuidado e apoio emocional aos estudantes universitários, frente a dados que apontam o crescimento de casos de ansiedade e sofrimento psíquico entre jovens.
A eleição ocorreu no encerramento da Assembleia, que contou com a presença de mais de 40 reitores e representantes de universidades de 17 países latino-americanos e caribenhos, incluindo instituições brasileiras associadas à Anec e à Oducal, como a PUC-Rio, a PUC de Porto Alegre, a PUC-Campinas e as universidades das irmãs de Santa Marcelina.
Fonte: PUC-Rio