home

Retiro do Advento 2016

23092016-retiro-do-advento-ok

Em sintonia com o Jubileu da Misericórdia, convocado pelo papa Francisco, em dezembro de 2015, o material do Retiro do Advento 2016 foi preparado. Segundo o padre Luís Renato Carvalho de Oliveira, para Jesus, revelar o rosto do Pai como amor e misericórdia foi o cerne de sua missão. “A vida de Cristo foi uma eloquente demonstração da misericórdia divina para com a humanidade. O princípio de misericórdia, portanto, é o núcleo do Evangelho. E a misericórdia é o ‘amor em excesso’. Assim, desejamos viver esse tempo de Advento”, revela o jesuíta.

“A vida de Cristo foi uma eloquente demonstração da misericórdia divina para com a humanidade. O princípio de misericórdia, portanto, é o núcleo do Evangelho. E a misericórdia é o ‘amor em excesso’. Assim, desejamos viver esse tempo de Advento”

Pe. Luís Renato Carvalho de Oliveira

Em 2016, o tempo do Advento começa em 1º dezembro e prolonga-se até a tarde do dia 24, data na qual começa o Tempo de Natal. De acordo com o padre Luís Renato, podemos distinguir o tempo do Advento em dois períodos:

No primeiro deles, que se estende desde o primeiro domingo do Advento até o dia 16 de dezembro, aparece com maior relevo o aspecto escatológico e nos é orientado à espera da vinda de Cristo. As leituras da Missa convidam a viver a esperança na vinda do Senhor em todos os seus aspectos: sua vinda ao fim dos tempos, sua vinda agora, cada dia, e sua vinda há dois mil anos.

No segundo período, que abarca desde o dia 17 até 24 de dezembro, inclusive, se orienta mais diretamente à preparação do Natal, pois somos convidados a viver com mais alegria, porque estamos próximos do cumprimento do que Deus prometera.

“Nesse caminho espiritual estamos propondo esta experiência diária de oração, no encontro íntimo com o Senhor da vida, a partir dos textos bíblicos de cada dia ao longo do Tempo do Advento/Natal”, ressalta padre Luís Renato.

Elementos básicos para fazer o Retiro do Advento são:

  1. dedicar trinta (30) minutos à oração pessoal diária.
  2. rever esta oração durante alguns minutos.

 

Clique no nome dos documentos e faça o download dos materiais do Retiro do Advento 2016, em PDF:

Proposta

Primeira semana

Segunda semana

Terceira semana

Quarta semana

Tempo do Natal

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários