home

Retiro do Advento & Natal 2020

O tempo do Advento abre o ano litúrgico e prepara toda a Igreja para as festividades do Natal do Senhor. Todos os anos, o Pe. Luís Renato Carvalho de Oliveira elabora e compartilha gratuitamente um material para ajudar os católicos a vivenciarem melhor esse tempo. 

Este ano em especial, devido à pandemia, “somos chamados a mergulhar mais e mais em nossa espiritualidade e em nossa vida, descobrindo um Deus vivo e verdadeiro que caminha conosco”, explica o padre jesuíta, acrescentando que também “somos chamados a descobrir mais e mais a riqueza da oração pessoal cotidiana! A mergulharmos nestes belíssimos textos bíblicos fazendo sempre esta relação fé e vida”. 

Padre Luiz Renato afirma que o Advento nos faz lançar raízes no mais profundo de nossa condição humana e despertar todas as energias criativas, todas as grandes motivações adormecidas, toda bondade aí presente, toda decisão de assumir-nos como cooperadores de um novo tempo.

No Retiro do Advento & Natal, você terá tempos cotidianos de oração pessoal, mas também, uma vez por semana, a possibilidade da rica experiência de partilha em pequenos grupos. E isto pode ser vivenciado virtualmente por meio da plataforma de sua preferência, por exemplo, grupos no WhatsApp, Skype, Google Meet, etc. 

O caminho de oração pode ser vivenciado no dia a dia, por um determinado tempo, baseando-se em exercícios de oração, que são sugeridos e elaborados no material compartilhado. Neste contexto, para fazer o Retiro do Advento & Natal, é importante estar atento aos seguintes elementos básicos:

1. Dedicar 30 minutos à oração pessoal diária;
2. Rever esta oração durante alguns minutos;
3. Fazer, no final do dia, durante aproximadamente dez minutos, a Oração de Atenção Amorosa, como uma retrospectiva do dia que passou.

Clique nos links abaixo e faça o download dos materiais do Retiro do Advento & Natal 2020, em PDF:

  1. Proposta (Introdução)
    Semana Introdutória
    Primeira Semana
    Segunda Semana
    Terceira Semana
    Quarta Semana
    Tempo do Natal

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários